Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Você sabe como andam as obras de expansão do metrô de São Paulo?

Imagem padrão usuário
por Fabio Doom
| 30/03/2016 4 min

Você sabe como andam as obras de expansão do metrô de São Paulo?

por Fabio Doom | 30/03/2016
Copiado!

Maior cidade do Brasil, São Paulo precisa de um sistema de transportes bastante eficiente para dar conta dos mais de 11 milhões de habitantes e turistas. O metrô é uma ótima alternativa para atender as pessoas que vivem e passeiam na cidade, por isso precisa de investimento para chegar a todas as áreas da metrópole e desafogar o congestionamento nas ruas.

metro-sp-blog-da-engenharia

Foto: Reprodução


Várias linhas estão em expansão no metrô de São Paulo atualmente, como a Amarela e a Lilás. Outros projetos são pensados para o futuro, como o monotrilho e a inauguração da malha que ligará a zona noroeste da cidade com o centro, a Linha Laranja.
Se você vive na capital ou passa sempre por ela, o BDE te atualiza sobre o andamento das obras de expansão das linhas do metrô de São Paulo.

+ Linha 4 (Amarela)

Por enquanto, a construção das estações restantes da Linha 4 está paralisada. Segundo o governador do estado, Geraldo Alckmin, no dia 11 de fevereiro foi reaberta a licitação para o término das paradas Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, após o rompimento do contrato com o consórcio das empresas Isolux Corsán Corvian por atraso nas obras.
A previsão é para que a retomada ocorra em abril deste ano, com entrega das primeiras estações no ano que vem, e o término da linha apenas em 2018. A construção começou em 2004, com meta de todo o ramal estar acabado em 2014, situação que se prolongou e irá atrasar 4 anos, se os planos seguirem os mesmos.

linha4-metro-sp-blog-da-engenharia

Linha 4 – Amarela (Foto: Reprodução/G1)

+ Linha 5 (Lilás)

A Linha 5, pelo que parece, deve ser a primeira a ser concluída. As obras estão em andamento e no final de dezembro o Metrô divulgou um vídeo das futuras estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Chácara Klabin, Santa Cruz, Hospital São Paulo, AACD Servidor, Eucaliptos e Moema.
Com a conclusão, prevista para março de 2018, os moradores do extremo da zona sul terão uma boa opção para chegar à Vila Mariana e ao centro, desafogando o trânsito das avenidas Santo Amaro, Vereador José Diniz, Washington Luís, entre outras. Confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ADW22w6kLzE

+ Linha 2 (Verde)

A Linha Verde, que passa pela região da Avenida Paulista, será expandida até Guarulhos, mas isso irá demorar muito para acontecer: somente em 2020 (se tudo der certo e nada atrasar). Por enquanto, as obras estão suspensas e só retornam em 2017.
Segundo o governo e o Metrô, o fato aconteceu para dar prioridade aos empreendimentos que já estão em execução, como a Linha Lilás e a Linha Laranja, que receberam mais investimentos. Quando for finalizada, a Linha Verde ligará a Vila Madalena até a zona leste e a cidade de Guarulhos. As novas estações (13 no total) serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra.
 

linha-laranja-metro-sp-blog-da-engenharia

Linha 6 – Laranja (Foto: Reprodução)


 

+ Linha 6 (Laranja)

Totalmente subterrânea, a Linha 6 ligará o bairro da Brasilândia à estação São Joaquim, passando pela zona oeste e centro da cidade. As desapropriações já estão sendo feitas e as primeiras estruturas levantadas. Cotada em quase 10 bilhões de reais, a malha deverá transportar mais de 600 mil passageiros por dia.
Ainda não há um prazo final para a entrega da construção, já que o Metrô pretende dar prioridade à Linha 5 – Lilás. Veja mais detalhes do projeto no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=a6JOyrYUkvw

+ Monotrilho – Linha 17 (Ouro)

Antes prometida para ser entregue em 2012 e depois em 2014, antes da Copa no Brasil, a Linha 17 está com as obras paradas, com conclusão prevista para 2019.
O Metrô informa que, devido à crise econômica, a preferência é terminar outros ramais, como a Linha Lilás. Sendo assim, quem precisa ir para o Aeroporto de Congonhas ainda terá que esperar mais um pouco.
Orçada em mais de 3 bilhões de reais, os gastos já ultrapassaram os 5 milhões. Completa, a linha ligará o bairro do Morumbi com o Jabaquara.

+ Monotrilho – Linha 15 (Prata)

O monotrilho que ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste, é feito em etapas. O trecho que chegará em São Mateus deve ser entregue até 2018 e a obra completa somente em 2022.
Os órgãos responsáveis informam que ainda faltam estudos e providências para o avanço da construção, como o remanejamento da galeria do Córrego da Mooca e duplicação e adequação da Avenida Ragheb Chohfi.

linha17-ouro-blog-da-engenharia

Obras paradas da Linha 17 – Ouro (Foto: Reprodução/G1)

+ Monotrilho – Linha 18 (Bronze)

Os moradores da região do ABC, principalmente de São Bernardo do Campo, vão ter que aguardar um bom tempo até usufruírem do monotrilho. A Linha 18 (Tamanduateí – São Bernardo do Campo), que ligará a cidade com a Linha Verde do metrô, ainda não tem previsão de início, mesmo após a assinatura do contrato.

+ Sonho distante?

Circula na internet a foto da projeção das linhas do metrô de São Paulo em 2020. Obviamente, nem metade disso será construído até lá, mas será que em um futuro distante ainda veremos esse projeto acontecer?

metro-sp-futuro-blog-da-engenharia

Foto: Reprodução da Internet


Referência: Mobilidade Sampa

Copiado!

Comentários