Engenharia 360

Plataforma 3DExperience é utilizada para projetar veículo de última geração

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/05/2022 | Atualizado em 26/05/2022 4 min

Plataforma 3DExperience é utilizada para projetar veículo de última geração

por Redação 360 | 20/05/2022 | Atualizado em 26/05/2022

A crise dos combustíveis está cada vez maior. E não podemos necessariamente reclamar, pois meio que sabíamos disso, não é mesmo? Afinal, a matéria-prima fóssil é limitada e estamos consumindo cada dia mais ela. Então, onde vamos parar? Bem, é por isso que os pesquisadores estão, dia após dia, trabalhando para ir atrás de novas soluções que amenizem e até solucionar de vez esse nosso problema de dependência do petróleo. E, ao mesmo tempo, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para dar suporte a essa mudança. Por exemplo, podemos citar o design de veículo de última geração para ser movido à hidrogênio elaborado dentro da plataforma 3DExperience, da Dassault Systèmes. Gostou da novidade? Saiba mais no texto a seguir!

Hopium
Imagem reproduzida de PlanetCarsZ
Hopium
Imagem reproduzida de Akinom

O estudo da Hopium dentro da plataforma 3DExperience

A Hopium é uma montadora francesa de veículos. Ela utilizou recentemente a plataforma 3DExperience – que integra soluções de Design e Engenharia, além de simulação, e mais. Em nuvem, onde é possível atuar em colaboração dentro de um ambiente de inovação digital para elaborar alguns protótipos bem especiais. A ideia é expandir seus negócios de um jeito bem original, focando na próxima geração de veículos do futuro que poderão ser movidos à hidrogênio. Um exemplo é o Hopium Machina!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O processo aconteceu assim, a empresa se valeu de um time de especialistas para atuar em estudos sobre um modelo único de dados, para melhora da eficiência e otimização de recursos do primeiro conceito até o último protótipo. O produto final dessa pesquisa deve ser lançado no mercado em 2025, como acredita a Hopium. Mas, até lá – e ainda depois disso -, a empresa deseja expandir mais e mais o desenvolvendo seus projetos dentro da plataforma 3DExperience.

3DExperience
Imagem reproduzida de Industrievandaag illustraties artikelen
3DExperience
Imagem reproduzida de Jornal Dia Dia

“Temos a ambição de ser pioneiros em um novo tipo de veículo destinado a enfrentar os principais desafios ambientais de nossa era. Neste contexto, o tempo é essencial. Precisamos de agilidade e funcionalidades avançadas para experimentar rapidamente conceitos complexos, como eletrônicos incorporados e volume de armazenamento otimizado”;

“Ao integrar totalmente todas as nossas atividades na plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, nossa equipe conseguiu trabalhar com segurança a qualquer momento, de qualquer lugar e criar com sucesso nosso primeiro protótipo em apenas 8 meses.”

– Olivier Lombard, fundador da Hopium.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3DExperience
Imagem reproduzida de Isopixel
Hopium
Imagem reproduzida de Observador

A inspiração para a criação do veículo Hopium Machina

De acordo com a Hopium, o Hopium Machina, veículo movido à hidrogênio desenvolvido pela Hopium dentro da plataforma 3DExperience, foi inspirado no piloto de corridas Oliver Lombard, vencedor das 24 Horas de Le Mans. Como isso se reflete no design do veículo? Bem, através de um alcance excepcional, tempo de abastecimento recorde – apenas 3 min para fornecer 500 cv de potência – e, a melhor parte, emissão zero de CO2. Na verdade, o sistema de célula de combustível integrado gera a energia necessária para alimentar o veículo, emitindo nada além de água. Dá para viajar por mais de mil quilômetros a 230 km/h. O que acha? E levou apenas 8 meses para a Hopium conseguir desenvolver esse primeiro protótipo! Bom, não?

“A Hopium, com sua forte visão, agora embarcou em um setor florescente. A plataforma 3DEXPERIENCE em Nuvem fornece a infraestrutura para criar novas experiências de mobilidade a hidrogênio, conectadas e autônomas.”, “As equipes da Hopium estão focadas no desenvolvimento de sua Machina e se beneficiarão de todas as melhores soluções de experiências da indústria da Dassault Systèmes. Atualmente, quase todos os desenvolvedores de veículos elétricos do mundo estão utilizando a tecnologia da Dassault Systèmes para impulsionar ainda mais a transformação do setor.” – Laurence Montanari, Vice-Presidente de Transporte e Mobilidade da Dassault Systèmes.

Hopium
Imagem reproduzida de Observador
Hopium
Imagem reproduzida de PlanetCarsZ

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.