Engenharia 360

Será Verdade? Usina de Dessalinização em Fortaleza Pode Afetar Internet no Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/10/2023 | Atualizado em 08/11/2023 4 min
Imagem divulgação Cagece via Notícias do Amanhã

Será Verdade? Usina de Dessalinização em Fortaleza Pode Afetar Internet no Brasil

por Redação 360 | 02/10/2023 | Atualizado em 08/11/2023
Imagem divulgação Cagece via Notícias do Amanhã
Engenharia 360

Antes de falarmos sobre a nova Usina de Dessalinização em Fortaleza, queremos comentar como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) descreve o papel dos cabos submarinos. A agência afirma que eles são cruciais para a conectividade de Internet no Brasil. Inclusive, eles são responsáveis hoje por 9% do tráfego de dados que interconectam o país com o resto do mundo, especialmente com a Europa, África e América do Norte e Central. Isso quer dizer que qualquer interrupção desses cabos pode resultar em uma significativa queda na qualidade da transmissão ou até mesmo em um apagão completo, afetando a comunicação.

cabos submarinos
Imagem divulgação EllaLink via G1

Agora entramos no caso do texto. O governo estadual do Ceará está realizando em zona estratégica na Praia do Futuro, em Fortaleza, a construção de uma usina de dessalinização. Contudo, esse é o mesmo ponto do país com relevante conexão de cabos submarinos. E algumas autoridades temem que as obras possam impactar severamente o setor de telecomunicações. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Usina de Dessalinização
Imagem divulgação Cagece via Olhar Digital

Qual é a previsão inicial para o início das operações da usina de dessalinização em Fortaleza?

Vamos aos dados principais da obra! O projeto dessa nova usina de dessalinização, em construção na cidade de Fortaleza, foi realizado através de uma participação público-privada envolvendo duas empresas brasileiras e uma da Espanha - sendo uma iniciativa liderada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) -, no valor de 3,2 bilhões de reais. A expectativa é que mais de 700 mil moradores da região sejam beneficiados após o início das operações, em 2025.

Contudo, as obras estão paradas aguardando licença ambiental, ao mesmo tempo em que a Anatel emitiu uma recomendação contrária à instalação do projeto devido aos riscos aos cabos submarinos, o que resultou na paralisação temporária do projeto.

Usina de Dessalinização
Imagem divulgação Cagece via Notícias do Amanhã

Veja Também:

Como as Usinas de Dessalinização Transformam Água Salgada em Potável?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual é a preocupação das empresas de telecomunicações em relação a esse projeto?

As empresas de telecomunicações estão muito temerosas da instalação dessa usina de dessalinização em Fortaleza, alegando que a obra possa danificar os cabos submarinos de fibra ótica que passam por essa região, causando um apagão na Internet. Por exemplo, causando o rompimento dos cabos, cuja recuperação levaria de 40 a 50 dias. Inclusive, elas recomendam a transferência da usina para outra localização.

Agora, esse manifesto enfrenta resistência, pois, do outro lado, estão investidores e políticos prometendo aumentar em 12% a oferta de água potável na região. O governo argumenta que transferir o projeto para outra região mais distante encareceria o projeto e, consequentemente, a tarifa da água. Mas será que a população como um todo não pagaria mais se os tais cabos submarinos fossem rompidos?

cabos submarinos
Imagem reproduzida de pvproductions
via Freepik

Veja Também: Explorando a Engenharia do Canal do Panamá e Sua Importância no Controle da Inflação nos EUA

Como as empresas responsáveis pelo projeto planejam evitar riscos para os cabos submarinos?

As empresas de saneamento responsáveis pela obra da usina de dessalinização em Fortaleza afirmam ter deslocado o ponto de captação da água do mar para uma área que fica a mais de 500 metros de onde passam os cabos submarinos, aumentando significativamente a distância entre os cabos e a infraestrutura da usina. Além disso, a tubulação que será utilizada para a captação da água do mar estará em uma profundidade de mais de seis metros, sem interferir nas tubulações já existentes ou mesmo nos cabos. E também se planeja um acompanhamento das operações, cuidando de diversas infraestruturas, como cabos, gás, água, esgoto, drenagem e rede elétrica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As alterações do projeto já somam entre R$ 35 a 40 milhões, visando garantir que a usina não apresente nenhum risco ao funcionamento dos cabos submarinos. E, desde então, as empresas esperam que a Anatel repense sua medida, reconhecendo os esforços para mitigar os riscos aos cabos submarinos.

No geral, há um conflito de interesses entre a necessidade de garantir a oferta de água potável e a importância de manter a infraestrutura de internet funcionando sem interrupções.

Usina de Dessalinização
Imagem divulgação Cagece via Notícias do Amanhã

Nota: O projeto da usina de dessalinização em Fortaleza foi aprovado na tarde desta quarta-feira (8) pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) - 22 votos favoráveis e 4 abstenções; mas ajustado para reduzir o risco. Porém, as operadoras temem interrupções. A licença prévia deve ser publicada em até 5 dias no Diário Oficial do Estado. O próximo passo é a apresentação do projeto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), que deve autorizar o acesso do empreendimento ao mar da Praia do Futuro.

Esse conflito de interesses, entre garantir água potável e Internet funcionando sem interrupções, ainda vai longe, com certeza. Qual a sua opinião sobre o caso? Escreva na aba de comentários!

Veja Também:


Fontes: G1, G1 - 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo