A maioria das construções residenciais apresentam uma arquitetura com cobertura em águas, sendo as "abas" de inclinação de um telhado. E a função desses elementos é garantir a durabilidade das edificações, protegendo a estrutura do imóvel bem como seus moradores através da realização do escoamento devido da água das chuvas, evitando o acúmulo que poderia levar a problemas como rachaduras e infiltrações. No texto a seguir, do Engenharia 360, explicamos como calcular a inclinação de um telhado passo a passo. Confira!

Passo a passo para calcular a inclinação de um telhado
Antes de tudo, precisamos destacar que a inclinação - além da área de cobertura, comprimento do beiral e altura da cumeeira - de um telhado deve ser determinada no desenho arquitetônico da edificação. Essa ação deve impactar a escolha do material a ser usado na cobertura e, consequentemente, no cálculo de inclinação do telhado.
Conhecer a inclinação do telhado é de suma importância em um projeto de construção ou reforma, pois ela influencia a área de cobertura, o comprimento do beiral e a altura da cumeeira adequados, além de ajudar na escolha do tipo de telha mais indicado.
Percentual conforme o material
O cálculo de inclinação de telhado é realizado com base em percentuais, ou seja, a unidade de medida usada para a inclinação é a porcentagem (%). Como explicado antes, cada tipo de telha precisará de certa altura de estrutura de telhado para escoamento das águas. Ou seja, os diferentes tipos de telhas têm inclinações específicas:
- Telha de cerâmica: 30%.
- Telha metálica: Média de 10%.
- Telha de fibrocimento: 10%.
- Telha de concreto: 30%.
No geral, a inclinação indicada pelos fabricantes é variando de 10% a 30%.

Calculando a inclinação do telhado
O cálculo de telhado pode ser resumido pela relação entre o comprimento e a altura do telhado. Primeiro deve-se medir o tamanho que terá o telhado e dividir a porcentagem pelo comprimento do telhado. O resultado deve mostrar quanto o telhado sobe verticalmente a cada 100cm (1 metro) na horizontal. Vamos simular?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS


Suponhamos que você esteja planejando construir um telhado com telhas metálicas e deseje calcular a inclinação necessária. Você tem um projeto de telhado com 6 metros de largura. Vamos usar uma inclinação média de 10% para telhas metálicas. Então, dividimos a porcentagem pelo comprimento do telhado: 10% / 100 = 0,10 (em forma decimal). A conclusão é que esse telhado subirá verticalmente a cada 100 cm na horizontal: 0,10 x 100 = 10 cm.

Outro exemplo: para um telhado de 8 metros de largura com inclinação de 30%, a cumeeira estará a 1,20 metros de altura.

Veja Também:
Fontes: Brasilit.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Simone Tagliani
Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital e Gestão de Projetos; estudante de Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.