Você sabe o que são usinas de energia de ondas? Bem no Brasil, por exemplo, o modelo de gerador encontrado é o seguinte: formado por conjuntos de flutuadores e braços mecânicos que, ao serem movimentados pelas ondas do mar ou de um rio, acionam bombas para a pressurização das águas. O líquido é, então, armazenado num acumulador conectado a uma câmara hiperbárica. Pois a pressão na câmara forma um jato de água responsável pela movimentação da turbina que gera energia elétrica.
No mundo, já foram testados diferentes modelos de usinas de energia de ondas. Mas todos eles visam comprovar que as ondas das águas podem produzir eletricidade com confiabilidade de suprimento e a custos viáveis!
A maior usina de energia de ondas do mundo
Recentemente, foi divulgado na imprensa que a empresa sueca Eco Wave Power (EWP) assinou um acordo com a Oren Ordu Eneas, de Tel Aviv, Israel, para o desenvolvimento da maior usina de energia de ondas do mundo, com 77 MW. A mesma será instalada em região estratégica na costa da Turquia, próximo ao Mar Negro. O sistema tecnológico será novo e inteligente, já desenvolvido e patenteado para geração em larga escala de energia "verde", ou seja, limpa.
A matriz seria fixa e modular, com mecanismo composto de flutuadores de aço articulados e braços equipados com pistão, trabalhando com oleoduto umbilical submarino para um transformador em terra, gerando energia sustentável.
Esta foi a melhor solução do governo local, em parceria com o Ministério de Energia de Israel, para contornar a crise energética, investindo, com doações do fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia, Horizon 2020 da Innovate UK e do Programa-quadro Horizon 2020 da Comissão Europeia, em uma fonte ilimitada de energia para suprir sua rede elétrica. E o projeto chegou a receber o rótulo de solução eficiente da Fundação Solar Impulse!
A saber, a Ocean Energy Europe, órgão representativo da indústria na Europa, afirma que 100 GW de capacidade de energia das ondas poderiam ser instalados na região até 2050, suprindo a 10% da demanda de energia dos estados-membros.
LEIA MAIS
Veja Também: Descubra aqui as 11 maiores usinas hidrelétricas do mundo
Outras usinas de energia de ondas
Objetivos ambiciosos de sustentabilidade regional assim, como de Israel-Turquia, também podem ser vistos, na prática, em outros locais do planeta. Veja, a seguir, outros exemplos de usinas de energia de ondas no mundo!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Usina La Rance, França
A primeira maior usina de energia de ondas ou maremotriz do mundo é a de La Rance, na costa da Bretanha, França. Ela está em operação desde 1967, com potência de 240 MW.
Usina MeyGen, Escócia
No litoral da Escócia está localizada a usina de MeyGen, com capacidade de 400 MW.
Parque de ondas Aguçadoura, Portugal
O parque de ondas de Aguçadoura, em Póvoa de Varzim, Portugal, utiliza estruturas cilíndricas articuladas semi-submersas, com potência de 750 kW.
Usina Wave Dragon, Dinamarca
Mais um exemplo de usina de energia de ondas é a usina Wave Dragon, na Dinamarca, capaz de produzir 20 kW.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Usina piloto do Porto de Pecém, Brasil
No Brasil, nos anos 1970, quase foi implementado o projeto maremotriz no estuário do Rio Bacanga, em São Luís, Maranhão. Contudo, recentemente, foi desenvolvido pela COPPE/UFRJ o projeto da usina piloto do Porto de Pecém, em Fortaleza, Ceará. A planta, com direito a braços mecânicos de 22 m de comprimento e boias de 10 metros de diâmetro, seria capaz de produzir 50 kW de eletricidade.
Fontes: Click Petróleo e Gás, USP, Mar sem Fim, Redação Amazonense.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.