Usinas Energéticas

Os diferentes tipos

Beatriz Zanut Barros  10/05/2022

Quando o assunto é geração de energia, sabemos que diversos tipos de usinas energéticas compõem a nossa matriz energética. Você sabe quais são eles? Veja a seguir! 

Compõe a maior parte da Matriz Energética Brasileira, ou seja. Embora seja um tipo de geração de energia com alto impacto ambiental, pode ser considerada renovável. O principal exemplo é a Usina Itaipu Binacional. 

Usina Hidrelétrica  

A energia se dá através da diferença de nível das marés. Com uma alta capacidade de previsão da quantidade de geração, mas a alto custo. Um exemplo deste tipo é a Usina do Iago Sihwa, na Coreia do Sul.  

Usina Maremotriz 

A energia gerada através das ondas do mar é outro tipo de energia limpa, renovável, que apresenta poucos impactos ambientais, e possui abundância de recursos. Um exemplo é a Usina de Pecém, no Ceará. 

Usina Marítima

Compõe um tipo de energia não renovável, com alto índice de emissão de CO2, porém ainda mais utilizado no mundo, com alto índice de confiabilidade de geração de energia e capacidade ajustável. 

Usina Termoelétricas

O tipo mais comum de geração de energia através do sol. A flexibilidade do sistema permite desde grandes usinas até instalações residenciais. Mas as altas temperaturas influenciam na capacidade de saturação do painel. 

Usina Solar Fotovoltáica 

Mostramos a você 5 modelos de usinas energéticas. Quer conhecer outras 7? Então, confira a matéria original sobre o assunto. O link encontra-se logo abaixo! 

Outras usinas energéticas