Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Urina é transformada em eletricidade para iluminar banheiro público

por Clara Ribeiro | 07/10/2016
Copiado!

Já sabe-se que o xixi pode ser utilizado como combustível em circunstâncias específicas. Contudo, um novo projeto de pesquisadores da Universidade de West England, no Reino Unido, foi criado especialmente para ajudar comunidades afastadas da África.
Eles desenvolveram um banheiro público que utiliza a urina para gerar energia elétrica e iluminar aquele espaço. O principal intuito é evitar e diminuir a incidência de ataques a mulheres africanas nos campos de refugiados.

banheiro_xixi_combustível-blog-da-engenharia

Crédito: Reprodução – Youtube


Esse mictório se aproveita de uma célula de combustível microbiana para transformar a urina em eletricidade. É uma tecnologia que funciona a partir da presença de micróbios vivos, que se alimentam da urina para se desenvolver e se manter vivos. É justamente essa ação que transforma o xixi em energia.
A universidade já tem feito testes com o protótipo do banheiro e os resultados são bastante positivos. A energia produzida com a urina se bastaria sozinha, sem precisar de tecnologias auxiliares. Por isso é um projeto simples e econômico. Aparelhos celulares e outros dispositivos também podem ser abastecidos com essa eletricidade.
Veja como esse invento foi pensado e como ajuda povos que vivem em áreas isoladas na África:

Essa pode ser uma alternativa para ajudar diferentes comunidades afastadas do mundo inteiro, além de entrar para o hall de novas opções que garantem uma energia elétrica sustentável e barata para todos. O que você achou da ideia?

Fonte: Ciclo Vivo

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários