Engenharia 360

Universo com formato de rosquinha? Cientistas encontram pistas em "sobras" do Big Bang

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/04/2023 3 min
Imagem de Saf_Y em Pixabay

Universo com formato de rosquinha? Cientistas encontram pistas em "sobras" do Big Bang

por Redação 360 | 07/04/2023
Imagem de Saf_Y em Pixabay
Engenharia 360

Recentemente, publicamos um artigo aqui no Engenharia 360 questionando qual seria a forma do universo, explorando algumas das principais teorias dos cientistas, em especial a do universo plano. Agora, o tema está sendo novamente abordado na mídia, devido às recentes descobertas de pesquisadores, que afirmam ter encontrado evidências, nos remanescentes do Big Bang, de que o universo pode ter uma forma de rosquinha ou donut.

forma do universo - rosquinha
Imagem de Freepik

Veja Também: Conheça grandes cientistas brasileiros influentes no mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como surgiu o novo conceito de universo rosquinha

Historicamente, os cientistas sempre questionaram se o universo teria uma geometria plana, baseando-se no conceito de linhas paralelas que se estendem até o infinito. No entanto, recentemente, a atenção dos cientistas se voltou para a análise dos "eco" remanescentes do evento mais importante da história do universo: o Big Bang. Essa explosão primordial deu origem à matéria e à energia que permitiram o surgimento da vida como a conhecemos.

De fato, os remanescentes do Big Bang sugerem que o universo pode ter uma forma muito mais complexa do que se acreditava anteriormente. Em outras palavras, essas evidências mostram que a planicidade do universo ainda não foi completamente compreendida pelos astrônomos.

Antes, os astrônomos procuravam por duplicatas de galáxias e círculos correspondentes na radiação cósmica de fundo (CMB) - a luz emitida pelo universo quando ele tinha apenas 380 mil anos. No entanto, essa abordagem limitava as pesquisas a acreditar que o universo era plano e que não poderia ter uma topografia enrolada. Com a nova pesquisa, as medições foram mais amplas e revelaram que o cosmos se enrola em apenas uma dimensão e não possui uma topologia tão complexa. Além disso, as anomalias observadas na CMB não seriam possíveis em um universo plano.

forma do universo
Imagem reprodução NASA, WMAP Science Team, via CanalTech

Veja Também: Além da Vida: como a Realidade Virtual permite experiências de quase morte (EQM)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compreendendo o passo a passo da nova pesquisa

Os pesquisadores iniciaram sua investigação comparando a forma tridimensional da Terra com a possibilidade de aplicá-la ao universo. Para isso, utilizaram como referência o coeficiente matemático da CMB, que apresenta pequenas flutuações de temperatura e está atualmente a cerca de 42 bilhões de anos-luz de distância. Ao analisar as flutuações dessas "sobras" do Big Bang, eles conseguiram avaliar a planicidade do universo.

Inicialmente, as medições revelaram que o universo pode ter outras formas além da planicidade esperada, como a forma de um cilindro. Na verdade, foram encontradas 18 topologias 3D possíveis, com diferentes configurações de dimensões que se enrolam ou fazem rotações parciais. Essas topologias permitiriam a existência de cópias de objetos em diferentes pontos do tempo e espaço.

forma do universo
Imagem reproduzida de Hypescience
forma do universo
Imagem reproduzida de Canaltech

Em outras palavras, se o universo tivesse uma forma tridimensional plana, seria possível visualizar cópias de nós mesmos mais jovens em diferentes direções. Já no caso do universo em forma de rosquinha, seria possível observar essas cópias olhando em duas direções diferentes.

Certamente, é bastante difícil entender como uma coisa infinita pode ter uma forma e se expandir, como é o caso do universo. Gostaríamos de ler sua opinião sobre a nova teoria dos cientistas. Escreva para nós na seção de comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo