Engenharia 360

Se a Terra não é plana, qual a forma do Universo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/11/2022 | Atualizado em 06/11/2022 4 min

Se a Terra não é plana, qual a forma do Universo?

por Redação 360 | 04/11/2022 | Atualizado em 06/11/2022
Engenharia 360

Estamos em um momento quase inacreditável, quando a ciência do Universo parece ser questionada a todo momento, e por razões muito básicas, que já deveriam ter sido esclarecidas até mesmo na escola. Por exemplo, tem muita gente apostando que a Terra é plana, sabendo até que os povos mais antigos tinham consciência do contrário; e não podemos nos esquecer que as provas vêm da própria Matemática, que não pode ser contestada. O interessante é que, enquanto alguns discutem sobre o formato do nosso planeta, outros questionam o formato da galáxia e além. Louco, não?

E você, já tinha pensado nisso? Claro que é mega difícil imaginar a forma de algo que dizem ser infinito. Aliás, é até difícil pensar que existe algo infinito se comparado com tudo na nossa vida, finita. Esse é um campo de estudo da cosmologia e astronomia, descrita como Geometria do Universo, que inclui geometria local, ou seja, a forma do Universo observável e a geometria global, que trata de descrever o espaço-tempo completo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

universo
Imagem reproduzida de StarTalk Radio

Veja Também: Grande revelação! Telescópio James Webb apresenta suas primeiras imagens do Universo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Afinal, que forma tem o Universo?

Como se pode imaginar, os cientistas já desenvolveram dezenas de teorias sobre como pode ser o formato desse todo infinito onde vivemos. A maioria afirma que o Universo é plano, mas é claro que outros estudos podem derrubar essa ideia. De imediato, o que você precisa saber é que sua forma global é geralmente descrita por três atributos: Finito ou infinito, Plano, aberto ou fechado, ou por conectividade, como o Universo é montado, ou seja, simplesmente um espaço conectado ou multiplicado.

Muitas das teorias trabalham com a ideia de um Universo com média de massa uniformemente bem distribuída. Inclusive, de acordo com cálculos de astronomia e cosmologia, a grande distância, o Universo é homogêneo e isotrópico, ou seja, se comportando com as características próprias dos corpos cujas propriedades físicas não dependem da direção. Isso levou os cientistas a enxergarem o Universo de maneira similar a um fluido ou gás, em expansão e aceleração.

A saber, até onde o Universo é observável – em distância de espaço e tempo -, mesmo dentro da tridimensionalidade, o mesmo teria uma forma plana. Mas tem quem considere que o Universo é circular ou esférico, com uma forma análoga a de um balão ou de uma bolha. Isto quer dizer que, percorrendo o Universo linearmente em qualquer direção, sempre passaremos pelo mesmo lugar novamente. Porém, neste segundo caso, o Universo seria finito. Entenda a polêmica?

universo
Imagem reproduzida de Thiago Gonçalves – UOL

Veja Também: NASA anuncia missão que estudará o universo desde o Big Bang

Mas o Universo é plano mesmo ou seria curvo e “fechado”? 

De acordo com uma pesquisa publicada na Revista Nature Astronomy, há algumas inconsistências nos dados utilizados para afirmar que o Universo é plano. Porque, analisando o Big Bang, se viajássemos em linha reta pelo espaço chegaríamos no mesmo ponto, onde tudo começou. Ops! Mas o Universo não era infinito? Então, ele é fechado? Pois é, confuso mesmo!

E qual a opinião da NASA? Bem, é de que, com base nas imagens observadas, o Universo em sua maior extensão observável e mensurável é plano, com somente 2% de margem de erro estimado nas medições.

Olha que loucura! Então, o Universo poderia até ser plano – como um lençol esticado -, mas percorrendo em linha reta talvez seja possível se “dar a volta” e se chegar ao ponto inicial – como um balão inflado. Só que, num universo fechado, dois fótons viajando paralelamente vão se encontrar; já num Universo plano, esses mesmos fótons seguiram a viagem paralela infinitamente. Compreendeu a diferença?

universo
Imagem reproduzida de if-ufrgs

A física atual sugere que, sendo tudo energia, a gravidade dobraria os micro-ondas e forçaria esse movimento de volta. Mesmo assim, os estudiosos não acreditam que seja possível dar esta certeza de que o Universo é fechado. Independente disso, ele está em expansão, algo que teria começado logo após o Big Bang. Tudo bem, talvez ainda não tenhamos desvendado completamente esse mecanismo primordial. O que acha?

universo
Imagem reproduzida de ICTP – SAIFR

Veja Também: Entenda o que é a Cosmologia Cíclica Conforme: uma teoria que explicaria o “início” e o “fim” do Universo

Digamos que o Universo é plano, onde fica a borda?

Se o Universo é plano e quiséssemos viajar de uma ponta a outra, quanto tempo levaria? Bem, vamos calcular?

  • A borda do Universo observável está a 434.522.880.000.000.000.000.000 km de distância.
  • Viajando a 104,61 km/h, o passeio levaria 4,8 × 10¹⁷ ou 480.000.000.000.000.000 anos para chegar ao destino – isso se você não esbarrar com um cinturão de asteroides antes.
universo
Imagem reproduzida de TecMundo

Muitos cientistas acreditam que, na suposta borda do Universo, não haveria nada – nenhum planeta, estrela ou galáxias brilhantes. Claro que é difícil, com a tecnologia de telescópios que temos hoje, assegurar o que há depois do Universo observável. O que você acha? Será que o Universo é uma chapa ou uma esfera? Compartilhe sua opinião conosco, nos comentários!

Veja Também: Ciência x fé: por que o Vaticano possui um observatório astronômico?


Fontes: Canaltech, Wikipédia, Canaltech 2.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo