Engenharia 360

Se a Terra não é plana, qual a forma do Universo?

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/11/2022 | Atualizado em 05/02/2023 4 min
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Se a Terra não é plana, qual a forma do Universo?

por Redação 360 | 04/11/2022 | Atualizado em 05/02/2023
Imagem reproduzida de Olhar Digital
Engenharia 360

Estamos em um momento quase inacreditável, quando a ciência do Universo parece ser questionada a todo momento, e por razões muito básicas, que já deveriam ter sido esclarecidas até mesmo na escola. Por exemplo, tem muita gente apostando que a Terra é plana, sabendo até que os povos mais antigos tinham consciência do contrário; e não podemos nos esquecer que as provas vêm da própria Matemática, que não pode ser contestada. O interessante é que, enquanto alguns discutem sobre o formato do nosso planeta, outros questionam o formato da galáxia e além. Louco, não?

E você, já tinha pensado nisso? Claro que é mega difícil imaginar a forma de algo que dizem ser infinito. Aliás, é até difícil pensar que existe algo infinito se comparado com tudo na nossa vida, finita. Esse é um campo de estudo da cosmologia e astronomia, descrita como Geometria do Universo, que inclui geometria local, ou seja, a forma do Universo observável e a geometria global, que trata de descrever o espaço-tempo completo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

universo
Imagem reproduzida de StarTalk Radio

Veja Também: Grande revelação! Telescópio James Webb apresenta suas primeiras imagens do Universo

Afinal, que forma tem o Universo?

Como se pode imaginar, os cientistas já desenvolveram dezenas de teorias sobre como pode ser o formato desse todo infinito onde vivemos. A maioria afirma que o Universo é plano, mas é claro que outros estudos podem derrubar essa ideia. De imediato, o que você precisa saber é que sua forma global é geralmente descrita por três atributos: Finito ou infinito, Plano, aberto ou fechado, ou por conectividade, como o Universo é montado, ou seja, simplesmente um espaço conectado ou multiplicado.

Muitas das teorias trabalham com a ideia de um Universo com média de massa uniformemente bem distribuída. Inclusive, de acordo com cálculos de astronomia e cosmologia, a grande distância, o Universo é homogêneo e isotrópico, ou seja, se comportando com as características próprias dos corpos cujas propriedades físicas não dependem da direção. Isso levou os cientistas a enxergarem o Universo de maneira similar a um fluido ou gás, em expansão e aceleração.

A saber, até onde o Universo é observável - em distância de espaço e tempo -, mesmo dentro da tridimensionalidade, o mesmo teria uma forma plana. Mas tem quem considere que o Universo é circular ou esférico, com uma forma análoga a de um balão ou de uma bolha. Isto quer dizer que, percorrendo o Universo linearmente em qualquer direção, sempre passaremos pelo mesmo lugar novamente. Porém, neste segundo caso, o Universo seria finito. Entenda a polêmica?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

universo
Imagem reproduzida de Thiago Gonçalves - UOL

Veja Também: NASA anuncia missão que estudará o universo desde o Big Bang

Mas o Universo é plano mesmo ou seria curvo e "fechado"? 

De acordo com uma pesquisa publicada na Revista Nature Astronomy, há algumas inconsistências nos dados utilizados para afirmar que o Universo é plano. Porque, analisando o Big Bang, se viajássemos em linha reta pelo espaço chegaríamos no mesmo ponto, onde tudo começou. Ops! Mas o Universo não era infinito? Então, ele é fechado? Pois é, confuso mesmo!

E qual a opinião da NASA? Bem, é de que, com base nas imagens observadas, o Universo em sua maior extensão observável e mensurável é plano, com somente 2% de margem de erro estimado nas medições.

Olha que loucura! Então, o Universo poderia até ser plano - como um lençol esticado -, mas percorrendo em linha reta talvez seja possível se "dar a volta" e se chegar ao ponto inicial - como um balão inflado. Só que, num universo fechado, dois fótons viajando paralelamente vão se encontrar; já num Universo plano, esses mesmos fótons seguiram a viagem paralela infinitamente. Compreendeu a diferença?

universo
Imagem reproduzida de if-ufrgs

A física atual sugere que, sendo tudo energia, a gravidade dobraria os micro-ondas e forçaria esse movimento de volta. Mesmo assim, os estudiosos não acreditam que seja possível dar esta certeza de que o Universo é fechado. Independente disso, ele está em expansão, algo que teria começado logo após o Big Bang. Tudo bem, talvez ainda não tenhamos desvendado completamente esse mecanismo primordial. O que acha?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

universo
Imagem reproduzida de ICTP – SAIFR

Veja Também: Entenda o que é a Cosmologia Cíclica Conforme: uma teoria que explicaria o “início” e o “fim” do Universo

Digamos que o Universo é plano, onde fica a borda?

Se o Universo é plano e quiséssemos viajar de uma ponta a outra, quanto tempo levaria? Bem, vamos calcular?

  • A borda do Universo observável está a 434.522.880.000.000.000.000.000 km de distância.
  • Viajando a 104,61 km/h, o passeio levaria 4,8 × 10¹⁷ ou 480.000.000.000.000.000 anos para chegar ao destino - isso se você não esbarrar com um cinturão de asteroides antes.
universo
Imagem reproduzida de TecMundo

Muitos cientistas acreditam que, na suposta borda do Universo, não haveria nada - nenhum planeta, estrela ou galáxias brilhantes. Claro que é difícil, com a tecnologia de telescópios que temos hoje, assegurar o que há depois do Universo observável. O que você acha? Será que o Universo é uma chapa ou uma esfera? Compartilhe sua opinião conosco, nos comentários!

Veja Também: Ciência x fé: por que o Vaticano possui um observatório astronômico?


Fontes: Canaltech, Wikipédia, Canaltech 2.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo