Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Boring Company, de Elon Musk, termina escavação de túnel em Las Vegas

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 15/05/2020 3 min

Boring Company, de Elon Musk, termina escavação de túnel em Las Vegas

por Kamila Jessie | 15/05/2020
Copiado!

Elon Musk não se mete apenas no espaço, mas também no subsolo. Uma de suas empresas, a Boring Company, finalizou a escavação para seu primeiro túnel “público” em Las Vegas.

Acesso a túnel da The Boring Company. Imagem: The Boring Company.
Acesso a túnel da The Boring Company. Imagem: The Boring Company.

A Boring Company

Musk direciona suas empreitadas em função do que ele entende como problemas a serem solucionados. A Boring Company foi uma resposta à frustração com o engarrafamento de Los Angeles em 2016. Foi aí que o polêmico empresário resolveu se envolver com o ramo de infraestrutura pesada. E, claro, esta redação fica atenta às notícias divisoras de águas do playboy tech no twitter:

“The Loop”: o projeto em Las Vegas

O Loop não é realmente destinado a servir como transporte público. Em vez disso, é uma comodidade para os participantes de um centro de convenções e possíveis clientes. Os túneis, que apoiarão a reconstrução do Las Vegas Convention Center, foram projetados para transportar 4.400 participantes por hora, a uma distância de aproximadamente dois quilômetros. O vídeo abaixo mostra detalhes da escavação:

A previsão é que este sistema de transporte de pessoas fique pronto em janeiro de 2021, a tempo da feira anual de eletrônicos daquele ano. Um porta-voz da Vegas Convention and Visitors Authority, o grupo que administra o centro de convenções, reportou que a equipe já começou a escavar as três estações de passageiros, e o próximo passo será começar a pavimentar o primeiro túnel.

Centro de convenções em Vegas contendo traçado do túnel da Boring Company.
Centro de convenções em Vegas contendo traçado do túnel da Boring Company conforme planejado em 2019. Imagem: Cordell Corporation via Las Vegas News Bureau

O projeto para o túnel – estreito e nada convencional– em Las Vegas, orçado em US $ 52,5 milhões, tem o objetivo de ajudar os participantes a atravessar o campus de 200 hectares, conectando o centro de convenções existente ao novo West Hall. O novo salão, igualmente enorme, é um projeto de expansão de US $ 980 milhões. Atualmente, a expansão está 80% concluída.

O sistema deve enviar os participantes pelo campus em pouco mais de um minuto, gratuitamente, com três estações de passageiros. Ele usará veículos Tesla totalmente elétricos para o transporte.

Tesla Modelo X em um túnel da Boring Company. Imagem: ROBYN BECK/AFP/Getty Images
Tesla Modelo X em um túnel da Boring Company. Imagem: ROBYN BECK/AFP/Getty Images

Empreitada underground

Os veículos acabarão atravessando os túneis de forma autônoma, mas começarão com os motoristas. Depois, os carros da Tesla seguirão “conduítes” e sensores que estão sendo instalados nos túneis. Com isso, eles podem parecer autônomos, mas na verdade não estarão dirigindo completamente sozinhos. Esse passo será dado assim que houver total segurança no fluxo.

A gente não pode negar que Musk se recusa a ser oldschool, mesmo em obras de infraestrutura pesada, frequentemente associadas a uma engenharia mais tradicional. A Boring Company – ainda que com seu nome envolvendo o termo “boring”, inglês para “entediante” – é igualmente ousada, se comparada às demais empresas de Elon.

Elon Musk em frente a um dos túneis da Boring Company para uma pitch. Imagem: The Boring Company
Elon Musk em frente a um dos túneis da Boring Company para uma pitch. Imagem: The Boring Company

Gostariam de dar um passeio em um túnel desses?

Fontes: Electrek.  Inverse. The Verge.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários