Engenharia 360

Grupo de engenheiros e arquitetos cria comunidade que visa ajudar durante a pandemia

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 16/05/2020 3 min

Grupo de engenheiros e arquitetos cria comunidade que visa ajudar durante a pandemia

por Larissa Fereguetti | 16/05/2020
Engenharia 360

Estamos vivendo uma pandemia (como todo mundo já sabe) e, embora os profissionais da saúde estejam na linha de frente nessa luta, os da engenharia podem ajudar em muitos sentidos, seja criando e fazendo manutenção em respiradores, produzindo máscaras e outros EPIs, etc. Nesse sentido, um grupo de engenheiros e arquitetos criou uma comunidade para dar suporte a quem quer ajudar.

coronavírus pandemia

O projeto é o Covid Solutions Community, que consiste em “uma comunidade que fornece suporte e conecta inovadores com executores, mentores e corpo técnico para fazer com que projetos de alto impacto saiam do papel”. Você pode contribuir com ideias, fazendo pate do banco de talentos ou ajudando no suporte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os criadores dessas ideias são os irmãos Catalina (engenheira automotiva), Jennifer (arquiteta e urbanista), Maria Candelária (arquiteta e urbanista) e Nicolas Ignacio Ryberg (estudante de engenharia elétrica), além de Lukas Belck (estudante de engenharia de controle e automação). Para conhecer um pouquinho mais sobre esse trabalho, nós conversamos com Catalina Ryberg.

O que é a Covid Solutions Community?

Somos uma comunidade voluntária que auxilia a alavancar projetos de inovação de combate à crise. Fornecemos suporte e conectamos inovadores com executores, mentores e corpo técnico para que projetos de alto impacto saiam do papel. Neste momento de crise queremos unir os talentos brasileiros com um único objetivo: combater e mitigar os impactos desta pandemia, ajudando a população a ultrapassar os desafios do COVID-19.

Como surgiu a ideia de criar essa comunidade?

Nós já conversamos várias vezes sobre criar algo juntos que fizesse a diferença e impactasse positivamente, mas nunca tínhamos tirado nada do papel. A COVID Solutions foi mais uma ideia que surgiu com conversas informais, a partir de instigações sobre o que poderíamos fazer para ajudar o Brasil a superar esse momento tão difícil que está sendo a crise do COVID-19. Pensamos em várias possibilidades, pesquisamos algumas referências de coisas que estavam sendo desenvolvidas no exterior.

As aceleradoras de empresas sempre foram nossas inspirações. Foi aí que, numa conversa informal por telefone, lançamos nosso escopo: Vamos conectar pessoas que tenham vontade de ajudar, para acelerar projetos no combate a crise do COVID. E dessa vez, estávamos decididos a tirar do papel. A partir da primeira ligação no telefone discutindo a ideia, em 5 dias, criamos uma identidade visual, identidade organizacional, toda a operação interna da comunidade e colocamos o site no ar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

covid solutions community banner

Atualmente vocês têm quais tipos de profissionais /estudantes na equipe?

Os fundadores da comunidade são da área de engenharia e arquitetura, tanto profissionais quanto estudantes. Porém, dentro da comunidade temos pessoas ativas das mais diversas áreas - design, jurídico, marketing, RH, gestão… Tanto estudantes, profissionais, e das mais diversas localidades do Brasil. É uma comunidade bem diversificada. Essas pessoas trabalham tanto de forma ativa em ideias ou projetos, quanto nos times de suporte.

Quais são os projetos ativos atualmente e como eles contribuem na luta contra a pandemia?

Temos 2 projetos que surgiram integralmente na comunidade, o Salvador da Páscoa (marketplace para conectar comerciantes locais de chocolate com vendedores) e o SOS Encurralados (Mentorias voluntárias a microempreendedores afetados pela crise). Também temos outras ideias e projetos que ainda estão sendo incubados na comunidade.

Além dos projetos cadastrados já estruturados - Robô Laura pelo instituto Laura Fressatto, plataforma de análise de leitos hospitalares pela Universaúde, o The Good News Corona Virus. Além disso, temos várias novas ideias sendo estruturadas. Todos esses projetos já tiveram resultados extremamente positivos e em diferentes área de atuação.

Como vocês acreditam que essa união pode fazer a diferença, principalmente na situação atual?

Como o próprio slogan da nossa comunidade diz, juntos somos mais fortes. Estamos enfrentando problemas em uma escala nunca antes vista e sendo desafiados a encontrar respostas eficazes e inovadoras. A união, o colaborativismo e empatia ao próximo são essenciais para escalar soluções que alcancem toda a população.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para participar, é só entrar no site e se cadastrar.

O que você achou dessa iniciativa? Conhece outros projetos voltados para a solução de problemas relacionados à pandemia? Conta para a gente!

Leia também: Engenheiro explica como a lógica pode ajudar a testar mais pessoas para o coronavírus

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo