Engenharia 360

China Prepara-se para Erguer uma Torre Eólica do Tamanho da Torre Eiffel

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/11/2023 3 min
Imagem ilustrativa gerada em IA de Bing image creator

China Prepara-se para Erguer uma Torre Eólica do Tamanho da Torre Eiffel

por Redação 360 | 06/11/2023
Imagem ilustrativa gerada em IA de Bing image creator
Engenharia 360

Saiu nas mídias! A China está desenvolvendo um projeto para a construção de uma torre eólica com 330 metros de altura, que é o mesmo tamanho da famosa Torre Eiffel de Paris, França. Por isso, pode-se dizer que essa será, depois de concluída, uma das maiores estruturas já feitas pelo homem!

Antes de contar mais sobre essa obra de engenharia, precisamos comentar o que são turbinas eólicas. Pois bem, são estruturas mecânicas que aproveitam a força dos ventos para se movimentar em rotação. E a energia cinética gerada por esse movimento é transformada em energia elétrica de maneira sustentável. Agora, sabe por que elas precisam ser tão altas? Descubra no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Torre Eólica do Tamanho da Torre Eiffel
Imagem ilustrativa gerada em IA de Bing image creator

Por que as turbinas eólicas precisam ser altas?

As turbinas eólicas são compostas por uma torre central, mais pás ou hélices, e um gerador - localizado no seu eixo. Como explicado antes, elas captam o vento e o convertem em eletricidade limpa e renovável. Essa energia é destinada depois ao armazenamento ou à rede elétrica.

A saber, a potência de uma turbina desse tipo está justamente ligada ao diâmetro de suas pás e à velocidade do vento. E para sustentar pás tão grandes é claro que se precisa de uma torre bem mais alta e resistente.

Tem algo importante que precisamos destacar aqui. É que turbinas eólicas maiores oferecem benefícios econômicos e operacionais para os desenvolvedores de energia eólica, tornando a geração de energia renovável mais competitiva, eficiente e sustentável no contexto do mercado de energia global. Uma turbina mais alta consegue acessar ventos mais consistentes e rápidos - que costumam circular em altitudes mais elevadas. Então, resumindo: pás maiores, maior capturamento de vento e maior produção de energia.

Agora, ainda vale dizer que os engenheiros precisam estar atentos não apenas no design dessas torres, mas também nas características da localização escolhida para sua instalação. Considerando, por exemplo, regime de vento local, impacto ambiental, infraestrutura e custos associados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Será Possível Usar um Furacão para Gerar Energia Elétrica?

Quais as características da nova torre eólica chinesa?

Agora que já entendemos o funcionamento e a influência das proporções dos componentes das torres eólicas, podemos imaginar o potencial de geração de energia de uma estrutura. A nova torre gigante que a China vem desenvolvendo, e que terá 330 metros, deve ser construída pela empresa Ming Yang Smart Energy. E é claro que ela será capaz de uma geração robusta de energia, sim. Estima-se algo em torno de 22 MW, suficiente para abastecer uma pequena cidade ou dezenas de milhares de residências.

Torre Eólica do Tamanho da Torre Eiffel
Imagem reproduzida de MingYang Smart Energy via Olhar Digital

Quais as perspectivas para geração de emprego no setor offshore?

Especialmente essa turbina chinesa deve ficar pronta entre 2024 e 2025. E quando isso acontecer será um marco importante para o avanço da tecnologia de energia eólica no mundo.

Para finalizar esse texto, vale distinguir o potencial das turbinas offshore em relação às turbinas terrestres. O primeiro modelo tem menos limitações de tamanho e oferece mais vantagem de exploração por ventos oceânicos mais intensos. Já o segundo modelo pode sofrer restrições com o licenciamento, sem contar os desafios logísticos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só o setor eólico offshore gera milhares de empregos e deve gerar ainda milhões a mais até 2023, mais um adicional significativo até 2050, conforme a Agência Internacional de Energias Renováveis. Vamos focar no Brasil. Por aqui há uma grande perspectiva de produção de energia eólica offshore e produção de hidrogênio de baixo carbono ainda em 2023. Mas esses são só os primeiros passos. Existem hoje muitos pedidos de licenciamento num mapeamento de costa com potencial de exploração.

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo