Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia Química

por Engenharia 360 | 20/09/2016
Copiado!

 

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia


A Engenharia Química é uma das áreas mais abrangentes da Engenharia e vai muito além dos laboratórios. Ela compreende todas as etapas de criação, desenvolvimento, melhoramento e aplicação dos processos químicos e bioquímicos. Nessa matéria, contamos tudo o que você precisa saber a respeito.

O que faz um engenheiro químico?

Esse profissional atua no projeto, construção, dimensionamento, gestão, operação e controle de plantas industriais que realizam processos químicos e bioquímicos, normalmente de grande escala, incluindo a disposição e o tratamento de resíduos, o monitoramento e a redução de impactos e o controle de poluição ambiental (ar, água e solo).
Além da atuação em indústria, o engenheiro químico também pode atuar no setor ambiental e em empresas de serviços e consultorias, laboratórios, institutos de pesquisas, instituições públicas e universidades, seja em cargos de gerência, como pesquisador ou professor.
Uma curiosidade é que um químico estuda elementos e produtos químicos enquanto que um engenheiro químico atua nos processos e etapas produtivas relacionadas à Química.

Como é o mercado de trabalho?

Esse é um mercado crescente, com destaque especial para a área Ambiental, como o tratamento do ar e da água. O campo de atuação compreende várias indústrias, como a petroquímica, de polímeros, química fina, inorgânica, polpa de celulose e papel, tintas, vernizes, explosivos, farmacêutica, alimentos, tratamento de águas, cerâmica, cimento, vidro, galvanoplastia e outras.

Como é o curso?

O curso é indicado para quem gosta de Física, Matemática e Química, tem curiosidade em conhecer coisas novas e diferentes, é proativo e gosta de estudar. Tem duração de 5 anos no período diurno e em 2017 o Instituto Mauá de Tecnologia dá a opção aos candidatos de escolherem a duração dos cursos de Engenharia Noturno, em 5 ou 6 anos, com a mesma carga horária total, com estágio e trabalho de conclusão obrigatórios.
Na Mauá o curso está estruturado de forma que garanta ao aluno uma sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física, Química e Biologia) e um profundo conhecimento das matérias que constituem o núcleo fundamental da Engenharia Química (como Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Cálculo de Reatores). Além das aulas teóricas, a grade curricular contém atividades práticas em laboratórios e instalações que permitem a operação e a simulação de processos industriais. Além do domínio de ferramentas necessárias para a realização da modelagem, simulação e controle de processos, o curso também oferece formação complementar em Economia, Gestão, Ética e Empreendedorismo.

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários