Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia Mecânica

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 20/09/2016 2 min

TUDO o que você precisa saber sobre Engenharia Mecânica

por Engenharia 360 | 20/09/2016
Copiado!

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia

Fonte: Instituto Mauá de Tecnologia


A Engenharia Mecânica é uma das mais vastas modalidades da Engenharia e está presente desde brinquedos e fábricas até eletrodomésticos e veículos. Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre a área, nesse texto nós explicamos tudo.

O que faz um engenheiro mecânico?

O engenheiro mecânico é responsável por projetar e construir máquinas e sistemas, analisar e fazer a manutenção de sistemas mecânicos, coordenar a fabricação de ferramentas, cuidar do controle de qualidade, supervisionar processos e definir procedimentos de segurança em uma linha de produção.
Ele pode, ainda, atuar na automação de sistemas e em diferentes setores da indústria, como a Automobilística, Aeronáutica, de Produção e até na conversão de energia e no suporte aos clientes.
Pode-se dizer que ele é responsável por tudo o que se move, já que a Engenharia Mecânica concebe soluções para satisfazer necessidades da sociedade com tecnologias apropriadas e está presente nas fases de projeto, de fabricação, de manutenção e de serviços.

Como é o mercado de trabalho?

Considerando a versatilidade da área, há demanda por profissionais em diferentes setores, principalmente nas indústrias de base, de transformação, automobilística, aeronáutica e também na indústria relacionada à geração de energia e de instalações.
Algumas áreas em ascensão são a de Biociências, na assessoria a hospitais e clínicas em projetos de Biomecânica, e também na consultoria a projetos industriais.

Como é o curso?

O curso é indicado para quem tem raciocínio lógico aguçado e objetividade, tem iniciativa e senso espacial de objetos e gosta de resolver problemas. Ele tem duração de 5 anos no período diurno e em 2017 o Instituto Mauá de Tecnologia dá a opção aos candidatos de escolherem a duração dos cursos de Engenharia Noturno, em 5 ou 6 anos, com a mesma carga horária total, com estágio e trabalho de conclusão obrigatórios. A Mauá prepara o aluno para atuar nas áreas de: projeto de máquinas, equipamentos e instalações, manufatura, processos de fabricação, automação, conversão de energia, materiais de construção mecânica, gerenciamento técnico, econômico, ambiental, gestão do trabalho e legal – comercial e tributária.

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários