Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Texas distribui excedente de energia eólica

por Lucie Ferreira | 12/11/2015
Copiado!

(Foto: Eddie Seal/Bloomberg News)


Enquanto o Brasil ainda engatinha na produção de energia limpa e independente, as usinas eólicas do Texas, maior estado norte-americano, estão a todo vapor. A solução para o “problema” de energia produzida em excesso é a distribuição gratuita do excedente, atraindo ainda mais clientes interessados em fontes renováveis de energia.
Por ser independente, a energia produzida no Texas precisa ser consumida pela população do estado. Além disso, 10% de toda a energia produzida na região vem dos ventos, que durante a noite são mais fortes. Como existe a dificuldade em armazenar essa enorme quantidade de energia eólica, que tem consumo menor justamente no horário em que sua produção é maior, a saída é a distribuição gratuita.

(Foto: Brian Harkin/The New York Times)


Funciona da seguinte maneira: quem opta pela energia eólica, recebe eletricidade gratuitamente das 21h às 6h. Por outro lado, ela é mais cara durante o dia, o que compensa parte dos gastos e evita a sobrecarga em horários de pico. Essa vantagem fez o número de residências que utilizam energia eólica saltar de 135 mil para 200 mil no período de dois anos.
Os hábitos dos consumidores estão mudando com a novidade: a fim de economizar ainda mais na conta de luz, muitas pessoas estão desligando os aparelhos elétricos nos horários de pico, deixando para usá-los no período em que a energia é mais abundante e gratuita (ou seja, das 21h às 6h).
Além dos clientes, quem também agradece é o meio ambiente, já que a redução dos custos possibilita o desenvolvimento de energias alternativas, cujo impacto na natureza é bem menor.
Fonte: CicloVivo

Copiado!

Comentários