Um novo vírus foi descoberto pela empresa especializada em segurança digital, a Lookout. Após infectar os tablets, celulares ou smartphones com o sistema operacional Android, o vírus se esconde por trás de aplicativos utilizados normalmente, como o Facebook, Twitter e Snapchat, e é muito difícil de ser removido.
São três as famílias de vírus que provocam os estragos em sistema: Shuanet, Komage e Shudun. Além de serem responsáveis pela geração de publicidade indesejada nos dispositivos, uma vez em sistema, estes adwares desenvolvem mecanismos que os deixam com características típicas de administrador e o Android acaba os reconhecendo como parte integrante do sistema.
O principal modo de ter o aparelho infectado por este vírus é através da instalação de aplicativos por sites duvidosos, pela não utilização do Google Play. Os vírus fixam-se na raiz dos dispositivos, tornam-se capazes de execuções e recebem permissões a que poucos aplicativos têm acesso.
Nestes casos os especialistas afirmam que a única solução é a inutilização do aparelho, pois o vírus, uma vez que tenha infectado a máquina, continuará instalado mesmo após a formatação para as condições originais de fábrica do dispositivo. Para evitar problemas como este, a dica é estar sempre com um antivírus instalado e atualizado, seja no tablet, smartphone ou celular. Também é importante ter atenção ao site em que são efetuados downloads de novos aplicativos.
Referências: TechTudo, Olhar Digital
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.