Engenharia 360

Tendências de tecnologia para 2024: novidades que prometem moldar as nossas vidas

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/12/2023 4 min
Imagem de Freepik

Tendências de tecnologia para 2024: novidades que prometem moldar as nossas vidas

por Redação 360 | 29/12/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

O ano de 2023 foi bastante promissor para a engenharia, ciência e tecnologia - assim como narramos em nossa retrospectiva. E os especialistas de mercado garantem que 2024 tem grande potencial de ser um ano marcante, impulsionado por tendências de tecnologia que devem revolucionar a forma como vivemos e interagimos uns com os outros e com as máquinas. E é claro que, nesse mundo em constante transformação, os engenheiros possuem um papel significativo, contribuindo para pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias.

No texto a seguir, do Engenharia 360, confira quais as tendências de tecnologia que devem ser destaque no ano de 2024!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Inteligência Artificial e Automação

Assim como foi em 2023, em 2024 a tecnologia de Inteligência Artificial continuará a desempenhar um papel importante em diferentes setores do mercado, como a Engenharia, sobretudo impulsionando a automação. Por exemplo, podemos citar a integração da IA em processos de tomada de decisão e sistemas autônomos, que devem contribuir para a otimização de diferentes operações comerciais.

A expectativa para o próximo ano é que a IA aprimore a experiência dos usuários em uma variedade de serviços. Segundo a empresa Gartner Group, consultora de tecnologia, 80% das organizações utilizarão modelos de GenAI e aplicativos habilitados por IA até 2026. Essa evolução promete não apenas otimizar operações, mas também reinventar a interação humana com a tecnologia.

Tendências de tecnologia
Imagem de kalhh em Pxhere

Veja Também: Os 10 principais campos emergentes da engenharia: descubra as últimas tendências do setor

2. Segurança Cibernética Avançada

Pessoas, empresas e instituições estão mais preocupadas com questões de proteção de dados e infraestruturas críticas. Em 2023, aconteceram muitos registros de ataques ransomware, phishing e ameaças internas. Uma alternativa bastante explorada foi o gerenciamento contínuo de exposição a ameaças - ou Estratégias de CTEM -, capazes de reduzir significativamente as violações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para 2024, outra tendência dentre as tendências de tecnologia será o desenvolvimento de soluções de segurança mais avançadas contra ataques cibernéticos. Como citamos anteriormente, teremos a Inteligência Artificial mais como aliada, incluindo na detecção de ameaças, inclusive via autenticação biométrica.

Tendências de tecnologia
Imagem de segurança de dados em Freepik

3. Sustentabilidade e Tecnologias Verdes

Parece que em 2024 continuaremos buscando para a engenharia tecnologias, materiais e técnicas mais sustentáveis e ecologicamente corretas; e talvez, por conta das mudanças climáticas, o tema ganhe ainda mais destaque. O desenvolvimento de tecnologias verdes, a promoção de energias renováveis, iniciativas de redução de emissões, e ações que minimizem impacto tecnológico serão prioridade em diversos setores.

Tendências de tecnologia
Imagem de rawpixel.com em Pxhere

4. Realidade Virtual e Aumentada

Uma das tendências de tecnologia que mais fizeram a diferença em 2023 foi a expansão da RV e da RA. Estas inovações provaram ser versáteis e úteis, indo muito além do entretenimento, oferecendo experiências imersivas e práticas. Hoje, a Realidade Virtual e Aumentada é utilizada até mesmo no ensino de ciências. E o mercado projeta para 2024 um gasto de US$ 30 bilhões com essas tecnologias para diversos setores da indústria, como manufatura e logística.

Tendências de tecnologia
Imagem de Domínio público em Pxhere

Veja Também: Engenheiro: como transformar sua carreira em 2024

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Computação Quântica

Para finalizar esta lista de tendências de tecnologia para 2024, esperam-se avanços na computação quântica, com essa tecnologia revolucionando áreas como criptografia, simulação molecular e resolução de problemas complexos.

Estudos indicam que a computação quântica ganhará mais atenção em 2024, devido ao seu potencial de processamento, estimado em um trilhão de vezes mais alto que os supercomputadores atuais, além de sua aplicação para criptografia e segurança pós-quânticas.

Tendências de tecnologia
Imagem de Domínio público em Pxhere

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo