Engenharia 360

Retrospectiva 2023: um ano de avanços e desafios, com inovações de engenharia, ciência e tecnologia

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/12/2023 5 min
Imagem de Freepik

Retrospectiva 2023: um ano de avanços e desafios, com inovações de engenharia, ciência e tecnologia

por Redação 360 | 29/12/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

O ano de 2023 foi intenso. Pode-se dizer que, depois do período pandêmico, este foi o primeiro ano que vivemos menos preocupados com o vírus e mais preocupados com as entraves econômicas. Também sofremos bastante com as mudanças climáticas. Por outro lado, testemunhamos grandes avanços na engenharia, bem como em outros setores da ciência e tecnologia.

Essas inovações prometem impactar nossas vidas nos próximos anos, trazendo novos benefícios e desafios. Confira exemplos no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia

Energia Renovável

Em 2023, foram desenvolvidas muitas tecnologias de energia renovável. Foram prioridades da engenharia o aprimoramento de sistemas para geração de energia solar, eólica, nuclear e hidrogênio. Uma consequência desse trabalho foi o lançamento no Brasil da primeira usina flutuante do mundo, instalada no reservatório da hidrelétrica de Furnas, em Minas Gerais, com capacidade de geração de 1,2 megawatts.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem de Riken Center for Developmental Biology via Diário da Saúde

Medicina Regenerativa

Neste ano a engenharia regenerativa trabalhou bastante para desenvolver tecnologias para a regeneração de tecidos e órgãos danificados. Recentemente, cientistas da Universidade de Harvard anunciaram ter criado uma pele artificial com células-tronco humanas que é capaz de se regenerar e se adaptar a diferentes condições ambientais, podendo ser usada para tratar lesões de pele, queimaduras e até mesmo amputações.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem de Riken Center for Developmental Biology via Diário da Saúde

Tecnologias de Transporte

Os engenheiros também se dedicaram em 2023 a desenvolver projetos visando tornar o transporte mais eficiente e sustentável. Foram realizados avanços significativos no desenvolvimento de carros autônomos, trens de alta velocidade e aeronaves elétricas. Por exemplo, a empresa Waymo, da Google, anunciou os primeiros testes com carros autônomos em rodovias públicas dos Estados Unidos, começando por um trecho de 100 km da rodovia I-85, na Geórgia.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem divulgação via AutoEsporte

Veja Também: Como a tecnologia de engenharia de reconhecimento facial pode alterar as nossas vidas?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ciência

Astronomia e Cosmologia

O ano de 2023 foi mais um ano em que os cientistas buscaram novas evidências de potencial vida fora da Terra. No processo, foram descobertos novos exoplanetas potencialmente habitáveis. A NASA localizou a cerca de 130 anos-luz de nós o Kepler-186f, que orbita uma estrela semelhante ao Sol e onde a água líquida poderia existir na superfície. Já o Observatório Europeu do Sul (ESO) buscou, ao estudar a luz de galáxias distantes, informações que possam revelar mais sobre o surgimento do universo, desde a inflação cósmica e formação das galáxias.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem NASA Ames, SETI Institute, JPL-Caltech via Wikipédia

Saúde

A ciência de 2023 também avançou no diagnóstico e tratamento de doenças e transtornos. Houve o aprimoramento de várias tecnologias para tratamentos mais eficazes, preciso, rápidos e até não invasivos. Por exemplo, foi desenvolvida uma nova tecnologia de imagem para detectar câncer em estágios iniciais com maior precisão do que os métodos existentes; nova terapia genética que pode curar a cegueira causada por uma doença genética rara; e método de IA para diagnosticar autismo infantil.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem reproduzida de Olympus Life Science

Gostaríamos de destacar neste texto a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Stanford sobre detecção de câncer. O foco é a tecnologia chamada de "fluorescência de células vivas", usando luz para gerar imagens de células vivas mais claras e detalhadas em comparação com métodos tradicionais, como tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM). Isso permitirá que os médicos identifiquem cânceres que seriam difíceis ou impossíveis de detectar com outros métodos.

Veja Também: Qual é a diferença entre fazer um bacharelado em engenharia e um curso tecnológico na área de bioprocessos e biotecnologia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tecnologia

Inteligência Artificial

No ano de 2023, aprendemos muito mais sobre as possibilidades de uso da Inteligência Artificial em diversos setores do mercado, incluindo a Engenharia. Exploramos o ChatGPT, conhecemos a Gemini, e até brincamos com a LuzIA. Mas o mais importante é que neste ano houve um salto da IA para carros autônomos, reconhecimento facial e atendimento ao cliente.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem Google Gemini via Inteligência Financeira

Computação

As novas tecnologias prometem revolucionar a forma como processamos informações. Em 2023, foram realizados avanços significativos no desenvolvimento de algoritmos de computação quântica, como o projeto da Universidade de Stanford para resolver problemas complexos. Agora pode-se usar a computação quântica na indústria farmacêutica, para desenvolver novos medicamentos; também na indústria da energia, para melhorar a eficiência de usinas.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem gerada em IA

Realidade Virtual e Aumentada

Para concluir, em 2023, as tecnologias de realidade virtual e aumentada ganharam mais popularidade. Foram lançados diferentes modelos de headsets com recursos mais avançados. Podemos citar como exemplo o Oculus Quest 3, da Meta, com resolução 8K e taxa de atualização de 120 Hz; e o PlayStation VR2, da Sony, com recursos que oferecem experiência de imersão ainda mais realista.

engenharia, ciência e tecnologia
Imagem de Meta via Versus

Desafios e perspectivas

Enfim, o ano de 2023 foi marcado por grandes avanços na engenharia, na ciência e na tecnologia. Essas inovações prometem impactar nossas vidas nos próximos anos, trazendo novos benefícios e desafios.

Porém, vale lembrar que todas essas transformações trazem tantos benefícios quanto riscos, esbarrando em questões éticas, devendo ser cuidadosamente avaliadas. Espera-se que elas possam ser desenvolvidas e aplicadas de forma mais inclusiva. Precisamos estar atentos aos seus avanços em 2024, para podermos aproveitar os benefícios e mitigar os riscos.

Veja Também:


Fontes: O Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo