Engenharia 360

Engenheiro: como transformar sua carreira em 2024

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/12/2023 | Atualizado em 26/01/2024 4 min
Imagem de cottonbro studio em Pexels

Engenheiro: como transformar sua carreira em 2024

por Redação 360 | 19/12/2023 | Atualizado em 26/01/2024
Imagem de cottonbro studio em Pexels
Engenharia 360

Você, engenheiro, tem um papel essencial no desenvolvimento de nossa sociedade, projetando, construindo, mantendo infraestruturas, produtos e sistemas. Isso nos permite viver e trabalhar com mais conforto e segurança. Por isso, deve ser valorizado pelo mercado de trabalho.

Aproveite as oportunidades que o novo ano traz. Descubra como se destacar nessa comunidade de profissionais, se atualizando e desenvolvendo novas habilidades. O artigo a seguir, do Engenharia 360, apresenta dicas de como transformar sua carreira em 2024. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Defina seus objetivos de carreira

Afinal, quais as suas metas? Trace um plano de ação, com um passo a passo de tudo que precisa ser feito para se alcançar o sucesso. Lembre-se de criar planos alternativos, pensando em outras áreas em que possa atuar caso o plano original não dê certo. Essas respostas também devem lhe dar um "Norte" caso deseje abrir seu próprio negócio. Afinal, uma vez que você saiba o que fazer, fica mais fácil ir atrás dos seus objetivos.

Engenheiro
Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Invista em Educação

Para se manter relevante no mercado, é preciso estar sempre muito bem atualizado. As mudanças chegam rápido e, acompanhando isso, a tecnologia precisa avançar. Por isso, você não pode parar de estudar; a busca por informação, precisa fazer parte da sua rotina. Busque meios de alimentar a sua curiosidade todos os dias.

Considere eventualmente realizar novos cursos, como de especialização ou um workshop nas suas áreas de interesse. "Surfando" nas novas tendências tecnológicas, você pode investir em cursos online e em e-books.

Desenvolva habilidades

Vale ainda buscar formas de desenvolver suas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais. Estamos falando desde oratória, escrita, desenho e línguas, até educação emocional e mais. Se você ainda está na faculdade, pode participar de projetos extracurriculares, fazer estágios ou trabalhar com projetos sociais. E mesmo já formado, pode ser interessante procurar um mentor que lhe ofereça orientações e suporte sempre que necessário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenheiro
Imagem de cottonbro studio em Pexels

Construa uma rede de contatos

Networking! Essa expressão em inglês parece complicada, mas não é. Trata-se de se conectar com pessoas, empresas, investidores, possíveis parceiros e clientes, além de organizações relacionadas à sua profissão - inclusive através das redes sociais. Essa rede de contatos deve ser ferramenta fundamental para seu sucesso como engenheiro.

Engenheiro
Imagem de Julian V em Pexels

Seja proativo

O que queremos lhe dizer aqui, neste ponto do texto, é para não esperar sentado que as oportunidades apareçam. "Se jogue" no mercado! Vá atrás de projetos, participe de eventos e feiras, entregue currículos em empresas, se ofereça para trabalhos voluntários, etc. Sabe aquele ditado que diz "quem é visto, é lembrado"? É exatamente isto!

Seja resiliente

O mundo profissional é repleto de desafios. E o único jeito de você enfrentar essas fases com mais tranquilidade é se preparando para elas. É isso que significa ser resiliente; e mais, aprenda a lidar com os fracassos, a superar os obstáculos, a aprender com os erros. Seja flexível e esteja disposto a mudar de direção quando necessário.

Engenheiro
Imagem de RDNE Stock project em Pexels

Seja um bom comunicador

A comunicação é uma habilidade essencial para qualquer profissional. Você precisa ser capaz de se comunicar de forma eficaz com colegas de trabalho, clientes e superiores. Aprenda a se expressar de forma clara e concisa, tanto por escrito quanto oralmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seja um bom líder

Lembre-se que bons líderes dão o exemplo. Então, para ser um bom líder você precisa ouvir, conversar, respeitar, ser humilde. Não é ficar na cadeira e gritar com os outros; é guiar uma equipe, trabalhando e crescendo com ela. Para isso, como dissemos antes, terá de desenvolver habilidades, incluindo de liderança. Busque aprender como motivar e inspirar as outras pessoas a serem boas e honestas, sabendo tomar as melhores decisões e a lidar com conflitos.

Engenheiro
Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Seja ético como engenheiro

Tenha valores. Novamente, respeite as outras pessoas e aja corretamente, sobretudo seguindo o bom senso e as leis. Seja honesto, justo e responsável em suas ações. Ética é uma qualidade essencial para qualquer profissional.

Cuide de si

Um bom profissional também sabe o tempo de parar. Você não é uma máquina e também não produzirá mais se estiver cansado e doente. Por isso, cuide da sua saúde física e mental. Faça intervalos de descanso, alimente-se bem e de forma saudável, pratique exercícios, e tire um tempo para estar com seus amigos e familiares. Além disso, é importante reservar tempo para atividades que você gosta e que lhe dão prazer.

Engenheiro
Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels

Veja Também:


Fontes: Forbes.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo