Engenharia 360

Os 10 principais campos emergentes da engenharia: descubra as últimas tendências do setor

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/12/2023 | Atualizado em 31/12/2023 5 min
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Os 10 principais campos emergentes da engenharia: descubra as últimas tendências do setor

por Redação 360 | 27/12/2023 | Atualizado em 31/12/2023
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels
Engenharia 360

O mercado de engenharia no Brasil e no mundo está sempre em constante evolução. Todos os anos surgem novas tecnologias e propostas de aplicações de materiais. O Engenharia 360 destaca neste artigo, pensando especialmente em 2024, alguns campos emergentes da engenharia apontados por especialistas. As seguintes áreas são esperadas para estar em alta no próximo ano:

  • Engenharia de dados,
  • Engenharia biomédica,
  • Engenharia de energia renovável,
  • Engenharia de inteligência artificial,
  • Engenharia de manufatura aditiva,
  • Engenharia de segurança cibernética,
  • Engenharia de materiais,
  • Engenharia sustentável,
  • Engenharia espacial, e
  • Engenharia robótica.

Engenharia de dados

O foco do trabalho desta engenharia é o desenvolvimento e aplicação de técnicas para coleta, armazenamento e visualização de dados. No mercado atual, tudo isso é de extrema importância. Hoje, as empresas trabalham com um grande volume de dados gerados. Sendo assim, a engenharia de dados contribui para a tomada de decisões informadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia de segurança cibernética

Outra tendência crescente nos últimos anos é a preocupação com as ameaças online. Isso vem exigindo o desenvolvimento de dispositivos, sistemas e redes que possam barrar esses ataques cibernéticos, danos ou acessos não autorizados. Nesse sentido, a engenharia pode contribuir para salvaguardar informações confidenciais e garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados.

campos emergentes da engenharia
Imagem de Mohamed Hassan em PxHere

Engenharia de inteligência artificial

O ano de 2023 foi emblemático para o desenvolvimento das inteligências artificiais, inclusive com o lançamento de várias chatbots. Podemos afirmar que atualmente não há engenharia que não seja impactada pela IAs. E um campo emergente apontado para 2024 é aquele que trabalha no aprimoramento e aplicações desta tecnologia, incluindo na robótica, processamento de linguagem natural e visão computacional.

campos emergentes da engenharia
Imagem de Tara Winstead em Pexels

Engenharia biomédica

Este é um ramo da engenharia que se concentra nas tecnologias aplicadas às áreas médicas. Tal setor do mercado vem crescendo demais nos últimos anos. O foco maior é o desenvolvimento de soluções para auxiliar no diagnóstico e tratamento de problemas de saúde, como doenças crônicas e lesões - a exemplo dos projetos de próteses.

campos emergentes da engenharia
Imagem de Anna Shvets em Pexels

Veja Também: Do laboratório ao mundo real: como as inovações de Engenharia impactam a vida cotidiana

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia de manufatura aditiva

Manufatura aditiva é um modelo de processamento de fabricação muito utilizado pela engenharia. O mesmo é utilizado na produção de objetos a partir de um modelo digital. Podemos citar, como exemplo, as peças geradas em impressão 3D. É provável que, no futuro, veremos elementos complexos e personalizados saindo de forma mais rápida e eficiente das indústrias.

campos emergentes da engenharia
Imagem de Pixabay

Engenharia sustentável

A engenharia sustentável é um ramo da engenharia que atua no desenvolvimento de tecnologias e práticas que reduzem o impacto ambiental. Ela está presente dentro de várias engenharias. Por exemplo, daquelas que trabalham com construção de edifícios com painéis solares, projetos de veículos elétricos, projetos de eletrônicos de baixo consumo de energia, gestão de resíduos, agricultura orgânica, sistemas de energias renováveis, tratamento de água, reutilização de subprodutos, e mais.

Engenharia de energia renovável

Por conta das mudanças climáticas, o mundo vive hoje uma crise energética. A melhor saída neste momento, inclusive pensando a longo prazo, é apostar mais em fontes renováveis, como o sol, o vento e a água. É aí que entra a engenharia, trabalhando em aplicações de tecnologias para geração de energia.

campos emergentes da engenharia
Imagem de PxHere

Engenharia de materiais

Os engenheiros de materiais trabalham para criar materiais com propriedades específicas, como resistência, leveza e durabilidade. Seu trabalho está em alta principalmente porque vem crescendo a preocupação do mercado com a produção de materiais mais sustentáveis, como os reciclados e os biodegradáveis; também materiais mais leves e fortes, e materiais personalizados, com propriedades específicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia espacial

Agora citamos uma engenharia que foca nas tecnologias para exploração espacial. Essa é uma área bastante desafiadora e muito rentável. Ela oferece oportunidade de trabalhar em projetos inovadores, como de foguetes, satélites e naves. Principalmente agora que há mais interesse dos países de explorar o espaço, sobretudo com a entrada de empresas privadas na corrida, aumentando as verbas destinadas aos programas espaciais.

campos emergentes da engenharia
Imagem de PxHere

Engenharia robótica

Por último, precisamos citar as engenharias que trabalham com o desenvolvimento e aplicação de robôs. Isso inclui as voltadas à construção civil, fabricação de produtos, assistência médica, e mais. Os engenheiros que se especializarem em mecânica, elétrica, controle, materiais têm grandes oportunidades de carreira neste setor do mercado.

campos emergentes da engenharia
Imagem de ThisIsEngineering em Pexels

Bônus | Outras tendências de campos emergentes da engenharia no Brasil

Além dessas tendências globais, o Brasil também deve observar as seguintes tendências em 2024:

  • Engenharia de infraestrutura: O Brasil precisa investir em infraestrutura para atender às necessidades de uma população crescente e em desenvolvimento. Os engenheiros que trabalham em infraestrutura, como transporte, energia e saneamento, terão oportunidades de carreira promissoras.
  • Engenharia de petróleo e gás: O Brasil é um grande produtor de petróleo e gás, e a demanda por esses recursos deve continuar a crescer nos próximos anos. Os engenheiros de petróleo e gás terão oportunidades de trabalhar em projetos nacionais e internacionais.
  • Engenharia de mineração: O Brasil é um país rico em recursos minerais, e a demanda por esses recursos deve continuar a crescer nos próximos anos. Os engenheiros de mineração terão oportunidades de trabalhar em projetos nacionais e internacionais.

Veja Também:


Fontes: Sperone.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo