Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

SpaceX Village: a polêmica cidade que Elon Musk pretende construir removendo moradores locais

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 10/03/2020 3 min

SpaceX Village: a polêmica cidade que Elon Musk pretende construir removendo moradores locais

por Kamila Jessie | 10/03/2020
Copiado!

A SpaceX, spacetech fundada por Elon Musk, espera construir uma vila privada no extremo Sul do Texas, Boca Chica, onde já conta com uma unidade da empresa. O problema? O local já é ocupado por uma comunidade de aposentados.

Placa de "Bem-vinda, SpaceX", da praia de Boca Chica, em 2015. Foto: Bloomberg via Twitter.
Placa de “Bem-vinda, SpaceX”, da praia de Boca Chica, em 2015. Foto: Bloomberg via Twitter.

Ambiente de trabalho “épico”

O objetivo da SpaceX Village seria primeiramente hospedar os funcionários e executivos que estariam a trabalho no local, considerando que a SpaceX conta com uma base em Boca Chica. A ideia é criar um ambiente de trabalho “épico” e a gente sabe disso por causa de uma vaga para projeto postada e já apagada no site da SpaceX.

De acordo com a oferta, que buscava um profissional capaz de projetar a SpaceX Village, o local teria 100 quartos que poderiam ser agendados on-line e seriam organizadas atividades como torneios de vôlei, escaladas e passeios de caiaque, além de aproveitar a região próxima ao centro de lançamento de foguetes para eventos e festas. A famigerada “festa da firma”, nesse cenário, deve atingir níveis orbitais, com o perdão do trocadilho.

De porta em porta para convencer os moradores de Boca Chica

Nos últimos anos, a companhia de Elon Musk já convenceu (aí não sabemos se amigavelmente ou não) pelo menos metade dos moradores a vender seus terrenos e casas para a SpaceX. Porém, existem habitantes que realmente não estão dispostos a isso. E aí é que entra a polêmica, pois a empresa não pode (e nem deve) expulsar ninguém.

De acordo com fontes ouvidas pelo Business Insider, o próprio Elon Musk já realizou reuniões com a comunidade de aposentados para afirmar que, por conta da produção do Starship, há chances de o local se tornar “inóspito”. Por mais que seja realista, soa como ameaça, né?

Mas a gente entende que essa questão de o local se tornar desagradável para habitação procede, visto que o design iterativo do Starship é uma indicação forte de que a SpaceX não tem pudor em explodir foguetes e incomodar a vizinhança. E Musk pretende transformar a unidade de Boca Chica em uma linha de produção de Starship, tornando factível sua aspiração de chegar a Marte.

Boca Chica - Local de lançamento dos foguetes que serão direcionados, eventualmente, para Marte. Foto: Business Insider.
Local de lançamento dos foguetes que serão direcionados, eventualmente, para Marte. Foto: Business Insider.

Além disso, a spacetech contratou uma firma para investigar maneiras de retirar a comunidade de lá e incentivar os aposentados a assinarem o contrato de venda. Você atenderia a campainha nesse cenário?

Do lado dos residentes, algumas ONGs já se ofereceram para representá-los em um futuro processo, argumentando que eles têm o direito de ficar por lá. Ainda não existe uma previsão de que alguma solução surja.

Se você quiser ver um pouco de Boca Chica e da base da SpaceX lá, o vídeo abaixo, da NASA Space Flight, explora o lugar, com base na expansão da fábrica para produção do Starship:

Fontes: Business Insider. The Atlantic.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários