Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Astronautas da primeira missão tripulada da SpaceX retornaram à Terra

por Kamila Jessie | 03/08/2020

Missão Demo-2 foi concluída com sucesso, depois do retorno seguro dos astronautas da NASA

Depois de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), a dupla de astronautas da NASA que viajou em missão pela SpaceX está de volta à Terra.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley viajaram na primeira missão tripulada da SpaceX, parte de um programa da NASA que permitiu empresas privadas construírem e gerenciarem viagens para o espaço. A gente comentou sobre isso em uma #thread360, que você pode conferir abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas repare bem no nome da missão: “Demo-2”. Nela, a empresa do controverso Elon Musk se mostrou bem-sucedida no lançamento e chegada dos astronautas à ISS. Mas a missão só estaria completa depois do retorno seguro dos tripulantes à Terra.

No período que antecedeu o retorno, os astronautas não ficaram de férias. Os meses em que ficaram na ISS envolveram outra parte importante de sua jornada: morar e trabalhar a bordo do laboratório em órbita. Juntos, eles passaram mais de 100 horas ajudando ou conduzindo demonstrações de ciência e tecnologia na estação espacial, cujo ambiente de microgravidade pode permitir experimentos que não podem ser conduzidos na superfície da Terra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Crew Dragon viaja de volta

Mas deu tudo certo! A viagem de volta ao planeta Terra durou aproximadamente 21 horas, A nave trazendo Doug Hurley e Bob Behnken pousou no mar por volta de 15h45 (de Brasília), no Golfo do México. Correu tudo bem, apesar da típica tensão derivada da entrada da nave na atmosfera, que é um momento crítico em função da alta velocidade e temperaturas atingidas nesse momento. A queda no mar é desacelerada por paraquedas, até que veio o “Splashdown!” (e claro que a gente se emociona).

A cápsula Crew Dragon Endeavour que trouxe Bob e Doug será levada à costa para inspeção por parte da SpaceX, que pretende recuperar o veículo. Ela não será usada na próxima missão, pois existe uma capsula específica em construção para a missão Crew-1 em setembro, mas provavelmente será o veículo da Crew-2.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A post shared by NASA (@nasa)

Fonte: SpaceX.

Você acompanhou o retorno dos astronautas da NASA? Conta para a gente nos comentários!

Comentários

Engenharia 360

Kamila Jessie

Doutoranda e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária.