Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Astronautas da primeira missão tripulada da SpaceX retornaram à Terra

por Kamila Jessie | 03/08/2020
Copiado!

Missão Demo-2 foi concluída com sucesso, depois do retorno seguro dos astronautas da NASA

Depois de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), a dupla de astronautas da NASA que viajou em missão pela SpaceX está de volta à Terra.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley viajaram na primeira missão tripulada da SpaceX, parte de um programa da NASA que permitiu empresas privadas construírem e gerenciarem viagens para o espaço. A gente comentou sobre isso em uma #thread360, que você pode conferir abaixo:

Mas repare bem no nome da missão: “Demo-2”. Nela, a empresa do controverso Elon Musk se mostrou bem-sucedida no lançamento e chegada dos astronautas à ISS. Mas a missão só estaria completa depois do retorno seguro dos tripulantes à Terra.

No período que antecedeu o retorno, os astronautas não ficaram de férias. Os meses em que ficaram na ISS envolveram outra parte importante de sua jornada: morar e trabalhar a bordo do laboratório em órbita. Juntos, eles passaram mais de 100 horas ajudando ou conduzindo demonstrações de ciência e tecnologia na estação espacial, cujo ambiente de microgravidade pode permitir experimentos que não podem ser conduzidos na superfície da Terra.

Crew Dragon viaja de volta

Mas deu tudo certo! A viagem de volta ao planeta Terra durou aproximadamente 21 horas, A nave trazendo Doug Hurley e Bob Behnken pousou no mar por volta de 15h45 (de Brasília), no Golfo do México. Correu tudo bem, apesar da típica tensão derivada da entrada da nave na atmosfera, que é um momento crítico em função da alta velocidade e temperaturas atingidas nesse momento. A queda no mar é desacelerada por paraquedas, até que veio o “Splashdown!” (e claro que a gente se emociona).

A cápsula Crew Dragon Endeavour que trouxe Bob e Doug será levada à costa para inspeção por parte da SpaceX, que pretende recuperar o veículo. Ela não será usada na próxima missão, pois existe uma capsula específica em construção para a missão Crew-1 em setembro, mas provavelmente será o veículo da Crew-2.

Fonte: SpaceX.

Você acompanhou o retorno dos astronautas da NASA? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários