Depois de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), a dupla de astronautas da NASA que viajou em missão pela SpaceX está de volta à Terra.
Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley viajaram na primeira missão tripulada da SpaceX, parte de um programa da NASA que permitiu empresas privadas construírem e gerenciarem viagens para o espaço. A gente comentou sobre isso em uma #thread360, que você pode conferir abaixo:
Mas repare bem no nome da missão: “Demo-2”. Nela, a empresa do controverso Elon Musk se mostrou bem-sucedida no lançamento e chegada dos astronautas à ISS. Mas a missão só estaria completa depois do retorno seguro dos tripulantes à Terra.
No período que antecedeu o retorno, os astronautas não ficaram de férias. Os meses em que ficaram na ISS envolveram outra parte importante de sua jornada: morar e trabalhar a bordo do laboratório em órbita. Juntos, eles passaram mais de 100 horas ajudando ou conduzindo demonstrações de ciência e tecnologia na estação espacial, cujo ambiente de microgravidade pode permitir experimentos que não podem ser conduzidos na superfície da Terra.
LEIA MAIS
Crew Dragon viaja de volta
Mas deu tudo certo! A viagem de volta ao planeta Terra durou aproximadamente 21 horas, A nave trazendo Doug Hurley e Bob Behnken pousou no mar por volta de 15h45 (de Brasília), no Golfo do México. Correu tudo bem, apesar da típica tensão derivada da entrada da nave na atmosfera, que é um momento crítico em função da alta velocidade e temperaturas atingidas nesse momento. A queda no mar é desacelerada por paraquedas, até que veio o “Splashdown!” (e claro que a gente se emociona).
A cápsula Crew Dragon Endeavour que trouxe Bob e Doug será levada à costa para inspeção por parte da SpaceX, que pretende recuperar o veículo. Ela não será usada na próxima missão, pois existe uma capsula específica em construção para a missão Crew-1 em setembro, mas provavelmente será o veículo da Crew-2.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: SpaceX.
Você acompanhou o retorno dos astronautas da NASA? Conta para a gente nos comentários!
Comentários
Kamila Jessie
Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.