A SpaceX, spacetech fundada por Elon Musk, espera construir uma vila privada, a SpaceX Village, em Boca Chica, no extremo Sul do Texas, onde já conta com uma unidade da empresa. O problema? O local já é ocupado por uma comunidade de aposentados.
Veja Também: Entenda funciona o sistema de abastecimento orbital dos foguetes Starship, da SpaceX
O objetido para a construção da SpaceX Village
O objetivo da SpaceX Village seria primeiramente hospedar os funcionários e executivos que estariam a trabalho no local, considerando que a SpaceX conta com uma base em Boca Chica. A ideia é criar um ambiente de trabalho “épico” e a gente sabe disso por causa de uma vaga para projeto postada e já apagada no site da SpaceX.
De acordo com a oferta, que buscava um profissional capaz de projetar a SpaceX Village, o local teria 100 quartos que poderiam ser agendados on-line e seriam organizadas atividades como torneios de vôlei, escaladas e passeios de caiaque, além de aproveitar a região próxima ao centro de lançamento de foguetes para eventos e festas. A famigerada “festa da firma”, nesse cenário, deve atingir níveis orbitais, com o perdão do trocadilho.
Os planos para convencer os moradores de Boca Chica
Nos últimos anos, a companhia de Elon Musk já convenceu (aí não sabemos se amigavelmente ou não) pelo menos metade dos moradores a vender seus terrenos e casas para a SpaceX. Porém, existem habitantes que realmente não estão dispostos a isso. E aí é que entra a polêmica, pois a empresa não pode (e nem deve) expulsar ninguém.
De acordo com fontes ouvidas pelo Business Insider, o próprio Elon Musk já realizou reuniões com a comunidade de aposentados para afirmar que, por conta da produção do Starship, há chances de o local se tornar “inóspito”. Por mais que seja realista, soa como ameaça, né?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: A inovadora abordagem de design iterativo da SpaceX para lançar a Starship
Impaces no projeto
Mas a gente entende que essa questão de o local se tornar desagradável para habitação procede, visto que o design iterativo do Starship é uma indicação forte de que a SpaceX não tem pudor em explodir foguetes e incomodar a vizinhança. E Musk pretende transformar a unidade de Boca Chica em uma linha de produção de Starship, tornando factível sua aspiração de chegar a Marte.
Além disso, a spacetech contratou uma firma para investigar
maneiras de retirar a comunidade de lá e incentivar os aposentados a assinarem
o contrato de venda. Você atenderia a campainha nesse cenário?
Do lado dos residentes, algumas ONGs já se ofereceram para representá-los em um futuro processo, argumentando que eles têm o direito de ficar por lá. Ainda não existe uma previsão de que alguma solução surja.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Se você quiser ver um pouco de Boca Chica e da base da SpaceX lá, o vídeo abaixo, da NASA Space Flight, explora o lugar, com base na expansão da fábrica para produção do Starship:
Fontes: Business Insider. The Atlantic.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Kamila Jessie
Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.