Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Nashville, nos EUA: música, arquitetura e gastronomia marcam a cidade do country

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 10/03/2020 4 min

Nashville, nos EUA: música, arquitetura e gastronomia marcam a cidade do country

por Eduardo Mikail | 10/03/2020
Copiado!

O Engenharia 360 visitou Nashville, nos Estados Unidos, durante o 3DEXPEERIENCE WORLD 2020 e eu, @eduardomikail, vou contar um pouco sobre alguns pontos turísticos que visitei na cidade, um pouco da história de cada um e minhas impressões sobre eles. Bora lá?

Nashville, a capital do estado do Tennessee. Ela também é conhecida como Music City (Cidade da Música) e como a capital mundial da música country (embora também inclua outros estilos, como pop, jazz, blues, soul, rock e mais).

Por ser tão relacionada à música, os principais pontos turísticos são, em grande parte, museus de música e casas de show. A vida noturna na cidade também é agitada e é possível encontrar um local para cada estilo musical que você preferir.

Além da música, Nashville também possui uma arquitetura impressionante, com edificações imponentes que guardam histórias da cidade e de eventos musicais que sediaram. Outro ponto que também vale destacar é que Nashville também é famosa por sua gastronomia.

Meu roteiro turístico na cidade envolveu o Jack’s Bar-B-Que, o The Johnny Cash Museum & Cafe, a John Seigenthaler Pedestrian Bridge e o Riverfront Park.

Jack’s Bar-B-Que

O restaurante de barbecue (churrasco) Jack’s Bar-B-Que fica na Broadway, 416, em Nashville. Ele foi fundado por Jack Cawthon e inaugurado em 1989. Em 2014, a Travel + Leisure colocou Nashville como a melhor cidade para churrasco nos EUA, destacando o Jack’s Bar-B-Que.

refeição no Jack’s Bar-B-Que
Imagem: @eduardomikail

Minha experiência no local foi muito bacana, logo ao entrar você já sente a atmosfera do ambiente, com música e decoração típica da região. Lá, você faz seu pedido na fila e acompanha a montagem do seu prato antes de sentar para comer. E, claro, não pude deixar de experimentar a famigerada costela suína com os 3 molhos barbecue da casa.

The Johnny Cash Museum & Cafe

Johnny Cash é considerado o “rei da música country”. Apesar de não ter nascido em Nashville (ele nasceu em Kingsland, no Arkansas), lá que está sua maior coleção de artefatos e objetos, no The Johnny Cash Museum.

The Johnny Cash Museum & Cafe
Imagem: @eduardomikail

Certamente, o local é uma parada obrigatória para os fãs do cantor ou até mesmo para quem só conheceu sua história por meio do filme Johnny e June (Walk the Line no título original), de 2005. Há, inclusive, uma parte do museu que conta sua história de amor com June.

Se você nunca ouviu falar de Johnny Cash ou mesmo se não é fã, ainda assim vale conhecer o museu, que permite conhecer um pouco mais sobre sua grande contribuição para a música. Pelo que me disseram, talvez, você até vire fã depois de sair do museu.

johnny cash museu nashville
Imagem: @eduardomikail

Infelizmente, no dia que eu tive para visitar (e acredito que sempre) estava uma fila imensa e eu não consegui visitar. A loja de souvenir, logo na entrada do museu, já estava abarrotada de turistas e o máximo que consegui foi tomar um café na lanchonete que há dentro. Vai ter que ficar para a próxima.

John Seigenthaler Pedestrian Bridge

A John Seigenthaler Pedestrian Bridge é uma ponte de treliça que atravessa o Rio Cumberland, em Nashville. É uma das maiores pontes de pedestres do mundo, com 960 metros, e ela te brinda com uma visão maravilhosa do centro de Nashville. É apaixonante para qualquer amante de engenharia e arquitetura.

A ponte foi projetada e sua construção foi supervisionada pelo engenheiro Howard M. Jone. A abertura oficial foi em 1909, com o nome de Sparkman Street Bridge, e ela passou por vários reparos nos anos posteriores.

John Seigenthaler Pedestrian Bridge
Imagem: @eduardomikail

Em 1998, ela foi cogitada para demolição, mas devido à sua estética, arquitetura e história, resolveram transformá-la em um a ponte de pedestres. A reforma incluiu elevador, rampas, escadas e uma faixa central para bicicletas. O nome da ponte foi alterado em 2014 como uma homenagem ao jornalista e defensor dos direitos humanos, John Seigenthaler.

Minha visita à ponte foi marcada logo de cara por um pedido de casamento. Fica bem ao lado do Nissan Stadium e, em dias de jogos, lota de torcedores passando por lá. Pode ser o ponto de partida para um dia de passeio turístico pela cidade por conta de sua localização. Vale a pena para tirar boas fotos, e também, fazer uma caminhada pelo Riverfront Park.

Riverfront Park

O Riverfront Park de Nashville fica às margens do Rio Cumberland, no centro de Nashville, e é uma fuga da vida agitada da cidade para quem quer um pouco de paz e contato com a natureza. Ele foi criado no início dos anos 80, para celebrar a história do rio. Atualmente, ele abriga vários concertos ao ar livre e esculturas monumentais (como a obra de Alice Aycock).

Riverfront Park
Imagem: @eduardomikail

No parque, aproveitei para dar uma caminhada ao ar livre, tirar fotos (é claro). Mas o que me chamou a atenção mesmo, foi o The Bridge Building, um edifício de eventos que, além de tudo é sustentável, com destaque para: automatização para economia de energia, aquecimento solar para água dos banheiros, janelas com sensores que indicam a condição externa para controlar o sistema de ventilação, telhado em cores e materiais para redução de aquecimento e consumo de energia, sistema de coleta e gerenciamento de água da chuva com filtragem, e sistema de aquecimento e resfriamento geotermal.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários