Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Quais são os tipos de blocos e a finalidade de cada um?

por Clara Ribeiro | 28/08/2020
Copiado!

Acompanhe o artigo para entender a funcionalidade de cada bloco!

Saber quais são os tipos de blocos é essencial para elaborar um bom projeto e colocá-lo em prática, claro. Afinal, são materiais que fornecem a base para qualquer edificação, por mais simples que ela seja.

Engenheiros e demais profissionais que atuam na construção civil devem ficar atentos aos modelos principais. Vamos expor um panorama geral por aqui, que tal conhecer?

Tipos de blocos de concreto

Os blocos de concreto são tradicionais e costumam oferecer um ótimo custo x benefício, principalmente por serem muito resistentes.Costuma ser aplicado na construção de muros, galpões, prédios, parte térrea de casas, entre outros.

Vale dizer que as normas brasileiras definem basicamente dois tipos de blocos de concreto usados na construção civil:

  • NBR 7173 – Bloco vazado de concreto simples para alvenaria sem função estrutural
  • NBR 6136 – Bloco vazado de concreto com maiores resistências para alvenaria estrutural

Confira melhor a determinação da ABNT aqui.

Bloco de concreto de vedação

Este tipo de bloco deve ser utilizado para alvenaria de vedação, como por exemplo: paredes e muros.

Possuem baixa resistência entre 2 e 3 Mpa. Sua utilização consiste na construção conjunta de estruturas como pilares, vigas, cintas de amarração, entre outros.

tipos de blocos vedação imagem ilustrativa

Bloco de concreto estrutural

São utilizados no sistema de alvenaria estrutural, onde as paredes vão suportar o peso da edificação. Nesse modelo, é possível dispensar o uso de colunas e vigas de concreto. Isso porque os blocos tem resistência superior a 4,5 Mpa.

Se for necessário acrescentar estruturas, serão feitas dentro do bloco como grautes, vergas e contravergas e cintas de amarração. Além disso, as instalações hidráulicas e elétricas passam por dentro dos furos do bloco.

Lembrando que esse é um dos tipos de blocos considerado de alta resistência.

imagem ilustrativa de bloco de concreto estrutural

Canaleta de Concreto

São os famosos blocos em formato de “U”. Podem ser utilizados juntamente aos blocos de concreto de vedação ou então com o estrutural.

Devido seu formato, é possível criar estruturas muito resistentes, inclusive usando barras de aço e concreto. Por conta disso, são peças fundamentais para amarração de paredes e muros, assim como de vergas e contra-vergas.

imagem ilustrativa de caneleta de concreto

Meio bloco de concreto e blocos compensadores

São importantes para fazer amarração onde os blocos inteiros não encaixam, pois é possível que os blocos inteiros percam a resistência quando quebrados ou serrados.

imagem ilustrativa de meio bloco de concreto estrutural

Blocos elétricos e hidráulicos

São blocos desenvolvidos para receber pontos de elétrica e hidráulica. Assim, não é necessário que os blocos tradicionais sejam cortados e possivelmente danificados.

tipos de blocos hidráulicos e elétricos
Tipos de blocos hidráulicos e elétricos
Foto: Brainly

Bloco de concreto celular autoclavado

O bloco de concreto celular possui menor densidade quando comparado com os tradicionais. São indicados para alvenaria de vedação, churrasqueiras, preenchimento de lajes, entre outras.

Bloco de concreto de amarração

Os blocos de amarração podem possuir de 34 a 54 cm para melhor união das paredes ou grautes.

tipos de blocos de amarração

Tipos de blocos de cerâmica

Os blocos de cerâmica geralmente são utilizados principalmente na construção de paredes internas. Possuem um ótimo custo x benefício e podem apresentar algumas variações.

Lembrando que eles são popularmente conhecidos como tijolos cerâmicos. Ademais, são menos resistentes quando comparados com os blocos de concreto, os quais citamos anteriormente. Porém, suas ranhuras facilitam a aderência da argamassa.

De certa forma, possuem características semelhantes e os principais tipos são:

  • Tijolo Baiano
  • Tijolos Comuns
  • Tijolo Maciço
imagem ilustrativa de tijolo cerâmico

Blocos de concreto ou cerâmica chanfrados / 45º

São parecidos com o meio bloco, contudo, possuem um chanfro de 45°, também são utilizados para locais que os blocos inteiros não conseguem encaixar.

Podem ser feitos de concreto ou então de cerâmica.

imagem ilustrativa de bloco de cerâmica chanfrado 45 graus

Lembrando que praticamente todos os blocos de concreto podem ser vistos também em cerâmica. A diferença é que o segundo material oferece uma resistência menor ao mesmo tempo que é mais econômico. Além disso, os cerâmicos são mais requisitados para construção interna.

Portanto, a escolha entre um e outro vai depender do orçamento disponível para o projeto.

Tipos de blocos de vidro

Os blocos de vidro são utilizados principalmente para estruturas decorativas. Oferecem boa luminosidade para parte interior da construção.

Muito usados para divisão de ambientes internos, podem ser aplicados como base para bancadas de cozinhas ou áreas gourmet.

Eles apresentam boa resistência para a sua função. Os principais tipos de blocos de vidro são:

  • Tradicional fixo: Todo fechado e com boa vedação.
  • Vazado com ventilação: Ótima opção para ambientes que não possuem janelas, por exemplo, e podem ficar abertos às intempéries do tempo, como um jardim de inverno.
  • Colorido: Sua estrutura é semelhante ao bloco de vidro tradicional, o contraste fica pela cor. É um bloco que a principal finalidade fica na área decorativa.
tipos de blocos de vidro construção
Foto: AECweb

Leia também outro artigo interessante: Impermeabilização reduz problemas na edificação.

E então, gostou de conhecer mais sobre os principais tipos de blocos? Cada um oferece uma funcionalidade dentro de uma construção.

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários