Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Sol fornece gelo e desenvolvimento no Amazonas

por Felipe Junqueira | 13/10/2015
Copiado!

Crédito: Aline Fidelix

Crédito: Aline Fidelix


O sol nasce em Vila Nova do Amanã, pequena comunidade com cerca de 60 moradores na cidade de Maraã, no Amazonas, e três máquinas começam a produzir gelo automaticamente. Esta história é real, e mudou a vida da população ribeirinha, que não tem acesso à energia elétrica e, portanto, não tinha como manter seus peixes frescos por muito tempo. Hoje, o sol fornece gelo e garante desenvolvimento a esta pequena vila.
Um projeto do Instituto Mamirauá permitiu que estes ribeirinhos tenham até 90 quilos de gelo por dia, produzidos de forma totalmente sustentável. Um total de 60 painéis captam a luz do sol e fornecem energia para as máquinas, enquanto a água é captada da chuva, tratada e utilizada para a fabricação do gelo. A manutenção é simples e realizada uma vez por mês. As máquinas e os módulos são limpos, e o funcionamento pode chegar a até 25 anos.
Tudo foi possível graças a um prêmio de 500 mil reais recebido pelo Desafio de Impacto Social do Google Brasil. Além das três máquinas colocadas à disposição da comunidade ribeirinha, uma quarta é mantida para monitoramento do instituto, que estuda formas de captar mais recursos e, então, ampliar o projeto para levá-lo a outras comunidades que também necessitem.

Copiado!

Comentários