Engenharia 360

Isolados em Marte: cientistas se submetem a simulação de vida em outro planeta

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/04/2023 | Atualizado em 02/06/2023 4 min
Imagem divulgação reproduzida via Terra – https://www.terra.com.br/byte/nasa-imprime-habitat-em-impressora-3d-para-simular-como-seria-vida-em-marte,66ad384b827501171bde5ad43930260d7udr5biq.html

Isolados em Marte: cientistas se submetem a simulação de vida em outro planeta

por Redação 360 | 27/04/2023 | Atualizado em 02/06/2023
Imagem divulgação reproduzida via Terra – https://www.terra.com.br/byte/nasa-imprime-habitat-em-impressora-3d-para-simular-como-seria-vida-em-marte,66ad384b827501171bde5ad43930260d7udr5biq.html
Engenharia 360

A exploração espacial é um dos desafios mais complexos que a humanidade enfrenta atualmente. Para tornar possíveis as missões tripuladas a Marte, a NASA vem desenvolvendo uma série de tecnologias que permitirão a sobrevivência dos astronautas em condições extremas, incluindo o isolamento, a falta de recursos e a pressão psicológica. Uma dessas tecnologias é a construção de habitats com a utilização de impressoras 3D, que permitirão aos astronautas viver em ambientes que simulam as condições no "planeta vermelho".

No texto a seguir, do Engenharia 360, confira como foram as simulações com voluntários realizada em Houston para reproduzir o cotidiano dos primeiros exploradores de Marte!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como a NASA está se preparando para missões tripuladas a Marte?

A NASA está se preparando para missões tripuladas a Marte por meio de simulações em um habitat construído em Houston, onde grupos de quatro voluntários (dois homens e duas mulheres) passarão um ano reproduzindo o cotidiano dos primeiros exploradores do planeta vermelho.

Com essas missões, a agência espacial espera obter uma ideia melhor da utilização dos recursos disponíveis e das reações físicas e mentais do ser humano em circunstâncias de pressão e isolamento e abastecimentos reduzidos ao mínimo. O objetivo é compreender como apoiar os astronautas com os recursos fornecidos e tomar decisões críticas sobre o uso de recursos limitados.

Veja Também:

Descubra qual o grande segredo que Marte escondia de nós

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como é o habitat que a NASA construiu e qual é a sua semelhança com Marte?

O habitat, apelidado de Mars Dune Alpha, foi construído com tecnologia 3D e compartilha a tonalidade enferrujada que pode ser vista no horizonte monocromático de Marte. A intenção era mesmo justamente usar materiais semelhantes aos que podem ser encontrados por lá para construir uma futura estação no planeta.

Como são as acomodações dos voluntários?

Medindo cerca de 160 metros quadrados, o recinto fechado de Mars Dune Alpha possui quatro quartos, uma sala com cozinha (sem forno convencional ou fogão, apenas micro-ondas), uma zona para onde os tripulantes podem retirar-se caso necessitem de privacidade, uma horta vertical e uma academia para se exercitar.

As acomodações dos voluntários consistem em um quarto por morador, e uma sala com cozinha para preparo de refeições, socialização e relaxamento com videogames, jogos de tabuleiro e programas de TV. Há também uma horta vertical na qual os tripulantes cultivarão parte das hortaliças com as quais vão se alimentar, estações de trabalho, uma academia para se exercitar e um pequeno consultório médico.

simulação Marte
Imagem divulgação reproduzida via Terra - https://www.terra.com.br/byte/nasa-imprime-habitat-em-impressora-3d-para-simular-como-seria-vida-em-marte,66ad384b827501171bde5ad43930260d7udr5biq.html

Veja Também: Operação Marte: visitamos o evento realizado pela Inventação em parceria com a Unibes Cultural

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como a tecnologia 3D foi usada na construção do habitat?

A tecnologia 3D foi usada na construção do habitat para criar uma futura estação no planeta. Com a utilização dessa tecnologia, a NASA pode criar peças e componentes personalizados de forma mais rápida e eficiente, reduzindo os custos e o tempo de construção. Além disso, a tecnologia 3D permite que as peças sejam fabricadas com materiais semelhantes aos que podem ser encontrados em Marte, tornando a construção da estação mais prática e adaptada às condições do planeta.

Resumindo, a Mars Dune Alpha é um exemplo de como a tecnologia 3D pode ser aplicada na exploração espacial e em futuras missões tripuladas a Marte.

simulação Marte
Imagem de Icon Technologies, via Olhar Digital - https://olhardigital.com.br/2021/08/09/ciencia-e-espaco/nasa-procura-voluntarios-para-viver-por-um-ano-em-marte/

Por que é importante entender as reações humanas sob pressão, isolamento e suprimentos mínimos?

É importante entender as reações humanas sob pressão, isolamento e suprimentos mínimos porque, durante as missões tripuladas a Marte, os astronautas enfrentarão essas circunstâncias. A compreensão das reações físicas e mentais do ser humano em situações de pressão e isolamento pode ajudar a preparar e apoiar os astronautas durante a missão.

Como os recursos limitados afetarão a missão?

Os recursos limitados afetarão a missão devido às restrições de volume, massa e custo na entrega de suprimentos para Marte. Com a simulação em um habitat, a NASA espera compreender como utilizar e apoiar os astronautas com os recursos fornecidos e tomar decisões críticas sobre o uso de recursos limitados.

simulação Marte
Imagem divulgação reproduzida via Terra - https://www.terra.com.br/byte/nasa-imprime-habitat-em-impressora-3d-para-simular-como-seria-vida-em-marte,66ad384b827501171bde5ad43930260d7udr5biq.html

Veja Também:


Fontes: O Globo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo