Arquitetura solidária e sustentável  

Para população de rua 

Simone Tagliani 04/04/2023

É crucial que a arquitetura considere esta população vulnerável e trabalhe em soluções para garantir sua segurança e bem-estar. Afinal, todo mundo deveria ter direito a uma moradia adequada e digna!

Nick Fewings

O arq. Shail Patel criou cápsulas independentes para solucionar a falta de moradia usando IA. As cápsulas são construídas com materiais ecológicos e possuem um design modular que permite expandir o projeto para abrigar mais pessoas.  

Cápsulas Inteligentes 

O Mabury Bridge Housing Project em San Jose é uma vila composta por  40 casas temporárias de 7,5 m² e  que contam com cama e climatização. No entanto, o limite de estadia é de  60 dias, e espera-se que a pessoa encontre um lugar para viver. 

Mini Casas 

O artista Gregory Kloehn desenvolveu abrigos com lixo em desuso. Ele usa uma paleta de cores vibrante e detalhes de design para cada casa, além de materiais inteligentes, como telhados de folhas de plástico descartadas. 

Casas Malucas 

Na Alemanha, cápsulas de dormir feitas de madeira e aço foram instaladas para proteger pessoas em situação de rua do frio no inverno. Elas são equipadas com isolamento térmico, painéis solares e podem abrigar até duas pessoas.  

Cápsulas Futuristas 

O arq. James Furzer criou cápsulas de madeira que podem ser acopladas às paredes dos prédios em Londres. As pequenas casas oferecem um espaço confortável e seguro para tirar algumas horas de descanso. 

Cápsulas de Madeira 

Uma organização de caridade chamada Amazing Grace Spaces criou dois tipos de “pods para dormir” em Newport, País de Gales. Os mesmos fornecem acomodação de emergência com uma cama, uma luz, um banheiro e até um carregador de celular. 

Cápsulas para dormir 

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.