Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

6 séries de ficção científica para você assistir | Lista 360

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 08/04/2020 3 min

6 séries de ficção científica para você assistir | Lista 360

por Kamila Jessie | 08/04/2020
Copiado!

Riscou todas os itens das suas tarefas e quer relaxar? Estoure a pipoca, porque o Engenharia 360 separou algumas séries de ficção científica para esquecer um pouco do nosso cenário e mergulhar em mundos futurísticos e cyberpunk.

1 – The Expanse

Streaming na Amazon. 5 temporadas curtinhas.

Essa aqui vai no estilo Battlestar Galactica e conta a história de um tempo em que a humanidade já colonizou o sistema solar. O enredo se desenvolve quando o desaparecimento de uma mulher leva um detetive (Thomas Jane) e o capitão de uma nave espacial (Steven Strait) a trabalharem juntos, mas eles acabam entrando em uma corrida para revelar uma conspiração. Essa série leva em conta muitas coisas relacionadas a viagens espaciais que não costumam ser exploradas, então thumps up.

2 – Watchmen  

Streaming na HBO.

Quem já viu o filme, deve estar empolgado. Quem leu a HQ de Alan Moore, mais ainda.

Séries de ficção científica - Watchmen. Imagem: Youtube.
Watchmen. Imagem: Youtube.

No cenário de Watchmen, Robert Redford é presidente dos EUA. Os carros são elétricos, o tabaco é uma substância controlada e alguns americanos negros, descendentes de escravos, receberam reparações do governo. Em resposta, um grupo de supremacistas brancos violentos chamado 7ª Kavalaria  pega armas e veste máscaras semelhantes às usadas por um ex-super-herói chamado Rorschach. Após o massacre de quase todo o departamento de polícia de Tulsa, Oklahoma, os policiais dos EUA agora podem usar máscaras para proteger suas identidades.

3 – Westworld

Streaming na HBO. Atualmente na terceira temporada.

Westworld é um parque temático futurístico para adultos, tendo o Velho Oeste como cenário. O parque funciona usando robôs programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford (interpretado por ninguém menos do que Anthony Hopkins), para acreditarem que são humanos e vivem no mundo real.

No parque, os “recém-chegados”, que são os ricos que têm acesso a esse entretenimento, podem fazer qualquer coisa, sem obedecer a nenhum tipo de lei. Os desejos desse pessoal precisam ser atendidos pelos “anfitriões” robôs. O problema surge quando uma atualização do sistema dos androides dá errado e seus comportamentos começam a sugerir uma consciência artificial ali.

4 – Altered Carbon

Streaming na Netflix. Atualmente, na segunda temporada.

Séries de ficção científica - altered carbon
Altered Carbon. Imagem: pinterest.

Em um cenário cyberpunk, Altered Carbon toca em assuntos relacionados a biotecnologia, bioengenharia, nanomateriais, inteligência artificial (pelas quais a gente acaba criado carinho), dentre outros.

Nessa série, onde é possível armazenar toda a mente de uma pessoa em um cartucho e corpos podem ser clonados, alguns seres humanos passam a contar com a possibilidade de vida eterna. Aí é explorada uma ideia de elitismo e desigualdade, dentre outras coisas que fazem a gente questionar a humanidade no futuro e no agora.

5 – Doctor Who

Streaming na Globoplay. Quase um Naruto em número de episódios.

Doctor Who é um daqueles programas em que a encarnação atual nunca é tão boa quanto aquele episódio meio esquecido que você lembra vagamente da infância. Muito porém, a série entra como um clássico de ficção científica aqui, produzido pela BBC desde 1963 até 1989 e teve um retorno em 2005, continuando até o presente, como um símbolo na cultura pop.

A série aborda as aventuras de um excêntrico alienígena viajando através do espaço-tempo. O Doctor é um Senhor do Tempo renegado: excêntrico, inteligentíssimo, ele fugiu de seu planeta de origem, Gallifrey, em uma curiosa nave espacial chamada TARDIS, que é maior por dentro que por fora. Com um ponto fraco pela Terra, ele sempre visita o planeta em busca de aventuras ou para salvá-lo de ameaças.

6 – Salvation

Streaming na Netflix.

Séries de ficção - salvation
Salvation. Imagem: Space.

Essa aqui fica como bônus, dado que não é sci-fi propriamente dito, embora a série seja pautada em um cenário de ciência e tecnologia, com foco na nossa sociedade atual. Inclusive, com muitas referências ao nosso cotidiano.

Imagine que um asteroide está na iminência de destruir o planeta e aí começa uma aventura entre um estudante do MIT bastante confuso com a vida, um milionário da tecnologia (com muitas referências óbvias, ainda que divertidíssimas, a Elon Musk) e o pessoal do Pentágono tentando conter a situação.

E como tudo é questão de equilíbrio e a gente não quer ninguém afundando para sempre no sofá, veja algumas dicas para otimizar seu home office.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários