Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

6 dicas para otimizar seu home office | Lista 360

por Matheus Martins | 06/04/2020
Copiado!

Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), veio também a necessidade de reclusão social em quarentena. Assim, muitas pessoas passaram a realizar seus trabalhos em casa, em home office.

Pensando no seu bem estar e boa produtividade, preparamos 6 dicas para seu home office.

1 – Estabeleça horários

É importante definir seus horários de trabalho. É muito conveniente estar em casa, no entanto, existem os prós e contras. Definir horários de trabalho ajuda a se manter produtivo e focado no trabalho. Ao mesmo tempo em que você pode adequar aos horários nos quais você entende ser mais produtivo. Por outro lado, se não estabelece períodos de trabalho, pode acabar caindo na ociosidade e procrastinação por estar em casa.

2 – Prepare um ambiente

Prepare seu home office. Escolha um local adequado na sua casa, que possa manter você focado, sem interferência de pessoas ou do ambiente externo, como os ruídos do trânsito, por exemplo.

homem trabalhando em casa em uma mesa com computador
Imagem: microsoft.com

É ideal ter uma mesa com espaço para seu computador, sua agenda, calculadora, entre outros acessórios e dispositivos que use no trabalho. Um ambiente arejado, com boa iluminação e temperatura agradável, é primordial para seu trabalho.

3 – Crie um checklist de tarefas

Liste suas tarefas. Elabore um checklist com as tarefas que você precisa realizar. Isso auxiliará a manter foco no trabalho, pois quando você lista metas entregáveis é mais fácil monitorar a produtividade.

um caderno com anotações de lista de tarefas e uma mão marcando com caneta
Imagem: amazonaws.com

Um checklist também evita que você esqueça atividades. Outra grande dica é listar as atividades do dia seguinte ao fim do expediente, pois isso fará com que você inicie o dia já sabendo o que precisa ser feito e agiliza muito a ação.

4 – Seja flexível

Seja flexível com você mesmo. Não seja rigoroso com si mesmo a ponto de ficar ansioso e se sentindo triste desnecessariamente. Afinal, estamos em uma crise mundial e, nós somos humanos e não robôs. Além disso, muitos ainda estarão se adaptando com a rotina de trabalhar em casa e, portanto, as coisas não acontecem automaticamente, é preciso se adaptar.

mulher em mesa com computador sorrindo
Imagem: blog.fortestecnologia.com.br

Seja flexível com seus horários, busque intervalos de descanso, adequando com seus períodos de pico de produtividade ao longo do dia. Dê uma pausa para ouvir um podcast (Ouça o Podcast 360), assista séries ou filmes, leia algum livro, intercale outras atividades com o trabalho. E lembre-se, você está num período de crise inesperado e está fazendo o melhor que pode para trabalhar.

5 – Mantenha comunicação

Mantenha a comunicação com sua equipe, seus colegas e superiores. É imprescindível estabelecer a comunicação, para que todos estejam com o conhecimento do status dos andamentos dos trabalhos. Ora, se você trabalha em equipe, em muitos casos, outra atividade depende do seu trabalho.

mulher em chamada de vídeo com outras pessoas num monitor
Imagem: forbes.com.br

Então, comunique-se com seus colegas. Faça reuniões virtuais com seu time, trace as metas da semana. Conversar com seus colegas em conferências virtuais, por exemplo, pode amenizar o stress da rotina da quarentena e manter a mente saudável.

6 – Mantenha o foco durante o trabalho

Embora seja preciso ter empatia, não devemos nos esquecer do primordial, que é atender aos requisitos do trabalho. Seja flexível, trabalhe nos seus períodos produtivos, descanse, entenda que é uma situação atípica, mas busque manter o foco no trabalho quando se dedicar a fazê-lo.

Uma grande sugestão é o checklist, que citamos anteriormente, pois é possível monitorar se você tem conseguido atender suas demandas.

Fontes: Sienge, InfoMoney.

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários