Em poucos meses, o famoso bilionário, Elon Musk, grande investidor da engenharia aeroespacial e dono da empresa SpaceX, "lançou" a moda de tentar lançar veículos que pudessem ir e voltar no mesmo ponto e em qualquer lugar. Óbvio que esse sistema iria inspirar outros empresários ao redor do mundo. Por exemplo, recentemente, a empresa Rocket Lab, da Nova Zelândia, realizou um exercício bem ousado no ar. Ela conseguiu capturar, com certo sucesso, um foguete com ajuda de um helicóptero. Esta missão foi chamada de "There And Back Again"!
O objetivo da Rocket Lab
A ideia da empresa Rocket Lab era conseguir fazer com que um modelo de seus foguetes chegasse em terra com ajuda de um helicóptero para que, em boas condições, fosse reutilizado em lançamentos futuros - na verdade, pelo menos a parte "mais pesada" do equipamento. Assim é o objetivo dos operadores de satélites, reduzir, ao máximo, os custos dessas operações.
"Trazer um foguete de volta ao espaço e pegá-lo com um helicóptero é uma espécie de balé supersônico. Um grande número de fatores precisa se alinhar e muitos sistemas precisam trabalhar juntos sem falhas, por isso estou incrivelmente orgulhoso dos esforços estelares de nossa equipe de recuperação e de todos os nossos engenheiros que fizeram desta missão e nossa primeira captura um sucesso." - fundador e CEO do Rocket Lab, Peter Beck, em publicação na página oficial da empresa.
O passo-a-passo do exercício
A primeira coisa que a equipe da Rocket Lab fez foi lançar o foguete Electron no ar - o que ocorreu no dia 02 de maio de 2022. Depois disso, o segundo estágio da espaçonave se separou dos propulsores e levou 34 pequenos satélites para a órbita da Terra. Então, o primeiro estágio do foguete voltou ao solo com velocidade de 10 metros por
segundo. De repente, abriu os seus paraquedas. Foi aí que a tripulação de um helicóptero próximo entrou em ação, balançando uma linha com um gancho abaixo da aeronave para prendê-la ao paraquedas do propulsor do foguete. Por fim, o mesmo foi "laçado", e as pessoas que acompanhavam tudo da sala de controle da missão aplaudiram.
Contando assim, até parece que as coisas deram 100% certo, mas não! O helicóptero não conseguiu segurar o foguete por muito tempo, pois a carga excedeu a sua capacidade - índice máximo estabelecido em testes e simulações. Deste modo, o foguete da Rocket Lab precisou ser solto no mar e resgatado por uma embarcação que o esperava. Mesmo assim, a empresa afirmou que, de modo geral, o exercício foi realizado com sucesso, de acordo com tudo que havia sido planejado.
Fontes: G1.
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.