Engenharia 360

Disco voador elétrico decola na China: um marco na aviação eVTOL

Engenharia 360
por Redação 360
| 25/07/2023 | Atualizado em 29/08/2023 3 min
Imagem reproduzida de Shenzhen Pages via Mundo Conectado

Disco voador elétrico decola na China: um marco na aviação eVTOL

por Redação 360 | 25/07/2023 | Atualizado em 29/08/2023
Imagem reproduzida de Shenzhen Pages via Mundo Conectado
Engenharia 360

Você sabia? Um eVTOL é uma sigla para "Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem Vertical", que é uma aeronave elétrica projetada para decolar e aterrissar verticalmente, sem a necessidade de pistas de pouso longas. Por que citamos isso? É que a tecnologia está relacionada com o conceito de outra invenção de engenharia apresententada recentemente na China. Trata-se do primeiro disco voador elétrico tripulado do mundo. Saiba mais a seguir, neste texto do Engenharia 360!

disco voador
Imagem reproduzida de Twitter @RecordGBA via GauchaZH

Quais as principais características do primeiro disco voador elétrico tripulado do mundo?

O primeiro disco voador elétrico tripulado do mundo foi desenvolvido pela empresa chinesa Shenzhen UFO Flying Saucer Technology. Esse veículo é, portanto, um novo modelo de eVTOL (aeronave com capacidade de decolagem e aterrissagem vertical), sendo uma aeronave elétrica capaz de decolar e aterrissar verticalmente, o que permite maior flexibilidade e facilidade de operação em áreas urbanas e espaços reduzidos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por enquanto, o veículo foi projetado para acomodar apenas uma pessoa, o piloto, e será utilizado principalmente para passeios turísticos e eventos publicitários.

disco voador
Imagem reproduzida de Shenzhen Pages via Mundo Conectado

As principais características desse disco voador elétrico chinês:

  • Estrutura circular com seis orifícios: Essa estrutura ao redor da cabine contém 12 hélices de duas pás, o que proporciona uma propulsão bem distribuída e aumenta a estabilidade do veículo durante o voo.
  • Anfíbio: O veículo pode decolar e pousar sem problemas tanto em terra quanto na água, o que amplia suas opções de operação e segurança em diferentes situações.
  • Baixa autonomia: O veículo pode atingir uma velocidade máxima de voo horizontal de 50 km/h e elevar-se a uma altitude de até 200 metros. No entanto, sua autonomia no ar é atualmente de apenas 15 minutos. Ele pode ser manobrado manualmente ou operar no modo de condução automática.
  • Operação simplificada: O disco voador elétrico pode ser operado tanto manualmente quanto no modo de condução automática, o que oferece mais opções de controle e facilidade para o piloto.
disco voador
Imagem reproduzida de Shenzhen Pages via Mundo Conectado

Veja Também:

Conheça o 'carro voador' (eVTOL) encomendado pela Gol

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para que o veículo será usado inicialmente?

A saber, o desenvolvimento do disco voador elétrico na China, liderado pela UFO Flying Saucer Technology, levou cerca de três anos para ser concluído. Depois disso, a empresa obteve patentes mundiais para explorar essa nova tecnologia.

https://www.instagram.com/p/CtMkrM5gR6N/

As universidades chinesas Beigang University e Northwestern Polytechnical University também tiveram participação no desenvolvimento do veículo, sendo que pesquisadores das duas instituições trabalharam no projeto ao longo dos mais de três anos de desenvolvimento. Sendo o objetivo da investigação oferecer novas alternativas para passeios turísticos e eventos publicitários. Claro que é provável que, à medida que a tecnologia evolua, novas aplicações sejam exploradas.

Fora da China, a subsidiária da Embraer, a Eve Air Mobility, também está desenvolvendo um modelo de veículo eVTOL 100% elétrico. O mesmo está sendo projetado com foco na segurança, acessibilidade e conforto dos passageiros e da comunidade, além de buscar minimizar o ruído. Inicialmente, o eVTOL será pilotado, mas a empresa tem planos para implementar operações autônomas no futuro.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: UOL, Olhar Digital, Correio Braziliense.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo