Engenharia 360

Conheça o Mini Propulsor Espacial de Água que Pode Transformar a Indústria de Satélites

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/09/2023 3 min
Imagem reprodução URA Thrusters, via Olhar Digital

Conheça o Mini Propulsor Espacial de Água que Pode Transformar a Indústria de Satélites

por Redação 360 | 22/09/2023
Imagem reprodução URA Thrusters, via Olhar Digital
Engenharia 360

O Engenharia 360 tem uma boa novidade para compartilhar com você. Recentemente, pesquisadores do Imperial College, no Reino Unido, apresentaram o projeto de um mini propulsor espacial inovador. O projeto está sendo conduzido em colaboração com a URA Thrusters e foi desenvolvido especificamente para atender às demandas do mercado em rápido crescimento no campo da propulsão espacial. E isso surge como uma promessa de solução para a manobra de pequenos satélites, com potencial até de transformar a forma como são impulsionados no espaço. Veja a seguir!

O que é o ICE-Cube Thruster e qual é o seu objetivo?

"ICE" é referência para "Eletrólise Catalisada por Iridium". Trata-se de um modelo de mini propulsor espacial inovador, com sistema sustentável baseado em eletrólise da água. E o objetivo de sua criação é possibilitar a manobra de pequenos satélites no espaço - sobretudo nanossatélites com peso inferior a 10 kg e com restrições rigorosas de tamanho, potência e propulsão. Vale destacar que, para montá-lo, é usada uma abordagem especial baseada em microeletrônica chamada MEMS (Micro-Electrical Mechanical Systems).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O ICE é realmente um dispositivo revolucionário. Mas talvez não tenhamos explicado tão bem o porquê. É que o mesmo apresenta o tamanho de uma unha. Sim, isso é extremamente pequeno! E mesmo assim, ele tem uma câmara de combustão e bico, que mede apenas 1 mm de comprimento.

Mini Propulsor Espacial
Imagem reprodução URA Thrusters, via Olhar Digital

Base de funcionamento do mini propulsor espacial

É impressionante como esse mini propulsor espacial tem desempenho. Em comparação, ele requer apenas uma fração da potência de dispositivos de propulsão elétrica comparáveis. É justamente isso que torna mais fácil a integração de sistemas de propulsão em nanossatélites que têm limitações de energia.

O ICE usa água para a propulsão, criando hidrogênio e oxigênio a partir da água, gerando impulso para movimentar satélites em órbita. Isso torna o dispositivo menos impactante ao meio ambiente, além de oferecer mais segurança, uma vez que a água não é tóxica e não apresenta riscos significativos. A saber, a eletrólise da água é um processo relativamente limpo. E vale lembrar que os propulsores tradicionais se valem de propelentes químicos altamente tóxicos.

Veja Também: A Fronteira Inalcançável: Por que Aviões não Voam no Espaço?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiros experimentos realizados com o propulsor

Em alguns testes realizados, o ICE-Cube Thruster superou a marca de 1,25 milinewtons de empuxo em testes, demonstrando sua eficácia em laboratório. Percebeu-se que um eletrolisador associado gera hidrogênio e oxigênio a partir da água quando uma corrente de 20 watts é aplicada, e esses gases são utilizados para gerar impulso. Resumindo, é um alto desempenho em baixo consumo de energia!

Mini Propulsor Espacial
Imagem reproduzida de Imperial College, ESA, via Interesting Engineering

Quais são as principais vantagens do ICE-Cube Thruster?

Por fim, o mini propulsor espacial ICE pode ser fabricado com alta precisão, escalabilidade e baixo custo, usando técnicas de microeletrônica. Ademais, ele é bastante fácil de armazenar e parece estar amplamente disponível.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Science Direct.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo