Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Quer saber as horas? Então antes resolva as equações deste relógio!

por Lucie Ferreira | 06/03/2017
Copiado!

Para verificar as horas no o Albert Clock, é preciso resolver equações matemáticas: os resultados correspondem às horas e aos minutos


Quando alguém lhe pergunta as horas, você responde prontamente: basta olhar no relógio ou no visor do smartphone e… voilà! Este produto, no entanto, pretende deixar o simples ato de conferir as horas bem mais complexo.
Criado pelo designer Axel Schindlbeck e pelo engenheiro de software Fred Mauclere, o Albert Clock é um relógio digital bastante peculiar. No lugar de simples algarismos, o display exibe equações matemáticas cujos resultados correspondem às horas e aos minutos.
Pensado especialmente para salas de aulas, o Albert Clock consegue transformar a contagem de segundos em uma atividade matemática produtiva, com equações simples que revelam a hora exata: enquanto um relógio comum marca 12:33, o aparelho mostrará 8 + 4 horas e 30 + 3 minutos, por exemplo.

O relógio foi criado pelo designer Axel Schindlbeck e pelo engenheiro de software Fred Mauclere

Uma boa ideia

O objeto foi idealizado como parte do projeto de tese de Schindlbeck, que sugeria a criação de 50 projetos em 50 dias. Para o relógio, o designer redesenhou a fonte do padrão alfanumérico, tornando os números e os símbolos matemáticos mais legíveis.
Para quem não tem paciência de resolver equações mirabolantes só para chegar as horas, a peça pode ser ajustada em seis níveis diferentes. O designer conta que ficou entusiasmado por poder desenvolver suas próprias ideias de maneira independente, utilizando conceitos lúdicos com apoio na vida cotidiana.

O aparelho apresenta seis níveis de dificuldade diferentes: basta ajustar conforme a conveniência


Já o engenheiro de software Fred Mauclere ajudou o designer a tornar a ideia uma realidade, ficando com a tarefa de escrever o software e desenvolver todas as peças eletrônicas. Juntos, eles descobriram a complexidade e as probabilidades de um processo de fabricação industrial.
Disponível em três cores (branco, vermelho e cinza), o Albert Clock participou de uma campanha bem sucedida de crowdfunding em 2015, para a qual mil peças foram fabricadas e distribuídas para clientes particulares e escolas de 37 países.
Quem gostou muito da ideia, pode baixar um aplicativo inspirado no funcionamento do relógio. Assim, toda vez que conferir as horas, o visor do smartphone irá mostrar um novo desafio matemático.

Placa de circuito do Albert Clock


Fonte e fotos: DesignBoom

Copiado!

Comentários