Se tem uma coisa que todo estudante de engenharia tem medo é de reprovar em alguma disciplina. Pegar a chamada "DP" (dependência) é algo que apavora muita gente e que todos fazem de tudo para passar bem longe dessa possibilidade.
O complicado é que em algumas situações não tem jeito. Toda dedicação, estudo e horas de sono perdidas nem sempre são suficientes para obter aprovação em disciplinas mais complexas, ministradas por professores com grau mais elevado de exigência. Esse cenário é ainda mais dificultoso quando enfrentado por alunos que se desdobram entre trabalhar o dia todo e assistir aula na faculdade e vice-versa.
Mas calma. Se isso aconteceu com você, não entre em desespero. No texto a seguir vamos mostrar quatro atitudes que ajudarão a superar esse dilema rumo às aprovações e conclusão da graduação.
Dê tempo ao tempo
Reprovar em uma disciplina ou ficar naquela expectativa negativa pode gerar diversos gatilhos para depressão, ansiedade e até desistência do curso. Se você se encontra nesse contexto, entenda que nenhum estudante está isento de reprovações. Pense antes de tudo que isso é uma situação e que ela pode sim ser superada. Não se culpe o tempo todo, pois isso pode prejudicar a sua saúde mental.
Relaxe a sua mente, foque em coisas positivas. Leia livros, faça algo do seu agrado. E, caso ainda persista algum tipo de frustração, procure ajuda no setor psicopedagógico da sua faculdade/universidade.
Entenda de fato o que ocorreu
Nesse momento você deve buscar entender o que ocorreu ao longo da disciplina. Faça algumas reflexões, tentando entender quais foram os erros cometidos, quais são os pontos de melhoria. Analisar com calma isso tudo leva você a observar como foi a sua rotina de estudos, planejamento de horários e absorção do conteúdo ministrado na disciplina. Isso ajudará bastante no aprimoramento de suas técnicas de estudo, permitindo que você não cometa os mesmos erros novamente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Analise todas as consequências
Antes de tudo, que fique claro uma coisa: toda reprovação tem suas consequências. Veja a sua grade curricular detalhadamente. Observe se a disciplina que você reprovou é ou não é pré-requisito de outras disciplinas. Cursar a mesma matéria logo no semestre seguinte pode não ser uma tarefa tão simples, ainda mais se tratando de universidades públicas, onde as cadeiras nas disciplinas são bem disputadas.
Além disso, deixar para depois pode causar choque de horários e priorizá-la em relação a outras disciplinas do período pode atrasar ainda mais a sua graduação. Se possível, curse o quanto antes. Adiar uma disciplina pendente só prejudica ainda mais o curso.
Volte com todo foco e vença
Cursando novamente a disciplina, busque se dedicar o máximo possível, evitando os principais erros cometidos anteriormente. Converse com o coordenador do curso, buscando orientações para os seus estudos em casa, na biblioteca, etc. Faça o máximo de anotações, elabore um Bullet Jounal, isso pode ajudar bastante.
É interessante também conversar com estudantes que se encontram na mesma situação, para quem sabe formar um grupo de estudo diários no intuito de eliminar as principais dificuldades encontradas no conteúdo estudado. Resolva questões e tire o máximo de dúvidas possível com o professor da disciplina.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Seguir essas atitudes ajudará você a enfrentar esse problema de uma maneira mais leve. Não encare a reprovação como uma sentença de incapacidade. Situações como essa, que acontecem durante a graduação, podem ser enxergadas como aprendizado. Sendo assim, não desanime, não surte! Continue correndo atrás para alcançar o tão sonhado diploma.
Veja Também:
- Dicas e referências para você organizar seu setup de trabalho e estudos
- 8 dicas para otimizar os estudos sem surtar.
E você? Está se saindo bem nos estudos, sem reprovar nenhuma disciplina? Conta pra gente!
Referências: Blog Cathoedu, Educa Mais Brasil, Universia.
Comentários
Kaíque Moura
Engenheiro de Produção; formado pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA); Pós-Graduando em Empreendedorismo e Inovação (IFPI); MBA em Management (iCEV); Técnico em Metrologia (IFRJ); Técnico em Serviços Jurídicos (IFPI) e Técnico em Mecânica (IFPI); profissional qualificado nas áreas de Gestão, Manutenção, Metrologia e Produção.