Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Saiba como se organizar usando um Bullet Journal

Engenharia 360
por Luana Ribeiro
| 13/06/2020 4 min

Saiba como se organizar usando um Bullet Journal

por Luana Ribeiro | 13/06/2020
Copiado!

Você é daqueles que preferem o bom e velho papel e uma caneta para organizar sua rotina? Então temos a solução perfeita para você: o Bullet Journal. Vem com a gente conhecer um pouquinho desse sistema de organização!

Uma coisa é certa, mesmo com diversos aplicativos e programas que nos auxiliam na organização do dia a dia, ainda existem pessoas que preferem a forma tradicional, uma boa agenda, papel e caneta, check lists, tudo feito à mão. E, em meio a esses avanços tecnológicos, há o Bullet Journal.

O Bullet Journal um sistema de organização, um tipo de agenda/diário que busca otimizar dois recursos fundamentais: tempo e energia. Ele também é um método que permite ter acesso ao que foi feito, o que está sendo feito e o que haverá de ser feito. Seus pilares são produtividade, planejamento, acompanhamento e atenção plena.

exemplo de bullet journal
Bullet Journal (Imagem: Bulletjournal.com)

Como montar o seu Bullet Journal?

Há diversas formas de criar um Bullet Jornal e essa é sua principal característica: a liberdade para criar, se organizar, planejar e registrar o que quiser da maneira que você achar melhor.

Vamos listar pra você alguns tópicos básicos para seguir e criar seu primeiro Bullet Journal:

1- Escolha do caderno

Primeiramente, você precisará de um caderno, caderneta ou qualquer bloco que lhe permita escrever livremente, podendo ser pautado ou não.

  • Com caderno em mãos, decida qual será a função que ele desempenhará em sua vida, por exemplo: organizar sua rotina, anotações diárias, anotações de compromissos, organização do trabalho, estudo, vida pessoal, todas as opções anteriores… você decide.
três cadernetas em um fundo branco
Exemplo de cadernos para criar seu Bullet Journal

2- Divisão e legendas

Escolha um tipo de divisão: dia, semana, mês, o que for melhor pra você. Lembre-se que quanto mais visão das suas anotações e quão mais claras elas forem, melhor será para que você as siga corretamente e não deixe nada passar despercebido

  • Tendo decidido como irá dividir seu bullet journal (Bujo), já pode começar dividir as páginas. Uma boa ideia também é fazer mini calendários mensais para consulta rápida;
  • Uma outra dica que pode lhe ajudar é criar legendas com cores de acordo com o tipo de tarefa, por exemplo: estudos em azul, tarefas de cada verde, lazer rosa, trabalho cinza…
  • Dentro das legendas você ainda pode criar símbolos para sinalizar tarefas a realizar, concluídas, remarcadas, por exemplo um X em vermelho para tarefas que ficaram pendentes;
  • Na página inicial do seu Bujo, você pode criar um sumário que lhe ajudará sempre a lembrar como foi feita a sua divisão, assim enumere as paginas para que sigam o padrão do sumário.
Divisão do Bullet Journal
Exemplo de divisão do Bullet Journal

3 – Layout

Layout é o que dará a sua cara ao seu Bullet Journal. Após definir a função, divisão, simbologias e legendas, você precisará definir qual será a melhor forma de distribuir essas informações nas páginas do seu Bujo.

  • Algumas dicas são montar quadros divididos de acordo com cada função, usar post-it com a cor seguindo suas pré definições de legenda, Canetas marca-textos, carimbos, adesivos, colagens, etc.: o objetivo é manter dinâmico, possuir a sua cara e não parecer algo metódico e sem graça, algo que você perca a vontade de seguir;
  • Quando você coloca a sua personalidade e o jeito de se organizar que mais lhe deixa livre, automaticamente você sentirá vontade de continuar alimentando o bullet com suas informações e seguindo-as de acordo com o seu bem estar.
Bullet Journal decorado
Exemplo de um Bullet Journal com mais detalhes, cor, colagens…
Buller journar minimalista
Bullet Journal mais minimalista porém também com uso de cores.

Outras seções que você pode fazer no seu Bullert Journal e que são bem interessantes também:

  • Checklists
  • Controle de hábitos
  • Objetivos
  • Livros lidos / livros para ler
  • Filmes vistos / filmes para ver
  • Séries vistas / séries para ver
  • Finanças
  • Limpeza da casa

E aí, o que acharam? Algumas vezes, se desconectar um pouco do meio tecnológico pode ser a solução que você procura para se concentrar mais no seus objetivos e encontrar uma forma que combine com você para se organizar melhor.

Algum de vocês já possuem o Bullet journal ou planners, agendas convencionais? Conta um pouco pra gente como você se organiza, até mesmo por meio de Apps.

Vamos deixar aqui para vocês alguns de nossos posts relacionados e que podem lhe interessar, basta clicar no link:

Referências: Acraft , VidaoOrganizada ,BulletJournal , InspireDiálogos .

Copiado!
Engenharia 360

Luana Espindola Ribeiro Aguiar

Engenheira Civil , pesquisadora, sonhadora, redatora, colecionadora nerd e apaixonada pela Marvel. Mestranda em Engenharia Geotécnica, Pós-graduanda no MBA em Gestão e Engenharia de Custos e Pós-graduanda no MBA em Gerenciamento de Obras.Produtora de conteúdo para o meu IG Profissional @luanaribeiroeng no Instragram.

Comentários