Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Pra você, como seria o avião do futuro?

por Lucie Ferreira | 12/04/2016
Copiado!

Como diz a famosa frase, explorada em excesso pela publicidade e marketing, “o futuro é agora”. Mas, para muitos pesquisadores e desenvolvedores, um futuro melhor poderá ser concretizado em algumas décadas. Ao menos é o que sugere um projeto de avião de baixo impacto ambiental, feito pela companhia britânica APH (Airport Parking and Hotels), em conjunto com um time de designers da universidade Imperial College London.
Os pesquisadores pretendem, nas próximas décadas, tornar realidade um projeto de avião com baixo impacto ambiental e tecnologias e conceitos de aerodinâmica para proporcionar voos mais rápidos e muito conforto para os usuários, unindo o útil ao agradável.
Na parte mecânica, destaca-se a substituição dos motores à base de querosene, comumente utilizados até os dias de hoje, pelo sistema híbrido-elétrico. O novo sistema seria o responsável por reduzir o impacto ambiental de voos de longa distância. Considerando que uma viagem mais longa de avião pode emitir até cinco toneladas de dióxido de carbono, a invenção seria uma maneira de diminuir a poluição atmosférica sem afetar os usuários.
O design, por sua vez, também auxiliaria nessa proposta sustentável: os pesquisadores projetaram as turbinas de maneira que estejam posicionadas ao longo das costas do avião, diminuindo o impacto com o ar e aumentando a velocidade. Nos modelos de aeronaves atuais, as turbinas são fixadas às asas.
futuro_01_blog-da-engenharia
Aliás, para o design conceitual do avião do futuro, a inspiração foram os modelos desenvolvidos pela NASA, Boeing e Airbus. “O design de aeronaves é reflexo da maturidade tecnológica em todos os campos relacionados, tais como materiais, aerodinâmica, propulsão e eletrônicos “, explica Adam Omar, estudante PhD de Design de Aeronaves, do Imperial College London, e consultor do projeto. O microlattice, codesenvolvido pela Boeing, é um material que os desenvolvedores pretendem utilizar.
Para alcançar seus objetivos, os designers esperam que a engenharia ajude a fornecer os meios para aprimorar um dos meios de transporte mais revolucionários do século XX e que, até os dias de hoje, é essencial para grande parte da população do planeta.
futuro_02_blog-da-engenharia
Fontes: Casa Vogue e Future of Flight

Copiado!

Comentários