No dia 26 de julho de 2024, num evento realizado em São Paulo, o governo federal lançou a plataforma 'Recircula Brasil'. Essa é uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). O objetivo é permitir que as pessoas possam realizar o rastreio e certificação da reciclagem de plástico no país via sistema de rastreamento através de notas fiscais eletrônicas. Saiba mais sobre isso no texto a seguir, do Engenharia 360!
O problema global do plástico
A poluição originada pelo plástico no mundo vem afetando demais a natureza e colocando a ciência em alerta. Milhões de toneladas de resíduos são descartados todos os anos. Está mais do que na hora da engenharia apresentar soluções verdadeiramente sustentáveis e inovações que promovam uma economia circular. E o Brasil está caminhando lentamente nesse sentido.
Em 2022, o país reciclou cerca de 1,1 milhão de toneladas de plásticos. Porém, essa é apenas uma fração de um total de 7 milhões de toneladas produzidas anualmente. Era mesmo preciso traçar uma abordagem mais eficiente para a gestão de resíduos. Assim surgiu a ideia da plataforma Recircula Brasil, uma ferramenta simples, mas que pode gerar grandes resultados no controle da poluição causada por esse material.
O funcionamento da Recircula Brasil
Através da emissão de notas fiscais eletrônicas, é possível monitorar o ciclo de vida dos plásticos reciclados, desde a sua compra até a venda de produtos finais que contenham plástico reciclado.
Então, na prática, a plataforma Recircula Brasil funcionaria do seguinte modo: as empresas e consumidores podem usar os dados coletados via notas fiscais para verificar a origem dos materiais (coleta, processamento e reinserção), garantindo que os produtos adquiridos contenham realmente matéria reciclada.
Os benefícios trazidos pela Recircula Brasil
- Confiança nas declarações feitas pelas empresas, inclusive para os órgãos reguladores.
- Combate a práticas danosas à ecologia, como o greenwashing.
- Estímulo à sustentabilidade em diversos setores da economia alinhadas com a Estratégia Nacional de Economia Circular.
- Transformação da indústria de plásticos, automóveis, tecidos e mais.
- Reconhecimento internacional do trabalho brasileiro de combate à poluição plástica, mediante à necessidade urgente da sustentabilidade, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
- Promoção da cultura de reaproveitamento, do consumo e da produção de itens recicláveis de plástico.
- Aumento da reciclagem de plásticos no Brasil - que atualmente estão em torno de 25,6% para plásticos pós-consumo.
- Melhoria na qualidade dos produtos finais em plástico reciclado.
Veja Também: Conheça o tijolo ecológico RePlast, produzido com plástico retirado dos oceanos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O futuro da reciclagem no Brasil
O Recircula Brasil é, sim, um avanço significativo na luta contra a poluição pelo plástico no mundo; mas a história não para por aqui. Será preciso que o governo estabeleça regras mais rígidas para conteúdos reciclados e exija das empresas que todos os produtos contenham porcentagem mínima de conteúdo reciclado, então o sucesso da iniciativa será garantido.
No momento, a ABDI está negociando com outras associações para expandir a plataforma para além do setor de plástico, o que deve fortalecer a posição do Brasil no mercado global de produtos sustentáveis.
Fontes: VEJA.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.