Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Após sete meses de viagem, robô Perseverance pousa em Marte

por Rafael Panteri | 19/02/2021

Sua missão é buscar vestígios de vida e preparar o terreno para que astronautas um dia cheguem ao Planeta Vermelho

Lançado em 30 de Julho de 2020 da Flórida, o robô Perseverance passou 7 meses viajando rumo à Marte, e pousou no planeta na última quinta-feira (18), às 17h55. Sua chegada foi transmitida ao vivo pela rede social da agência espacial.

O pouso, considerado arriscado, foi realizado com maestria e suavidade, confirmando o sucesso da primeira parte da missão. Confira o momento exato da chegada da sonda Perserverance a Marte, com comemoração dos cientistas e técnicos da NASA:

O local de aterrisagem do Perseverance é considerado o mais perigoso de todos os já tentados. Isso porque aconteceu na Cratera de Jerezo – onde há bilhões de anos havia um lago. Em volta desse terreno, as irregularidades representavam riscos para o sucesso da missão.

Depois de se soltar da parte de cruzeiro, que o abasteceu durante a viagem, Perseverance teve que reduzir sua velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h de forma autônoma. Sua inteligência artificial, somada à grande quantidade de câmeras na superfície do robô, calculou na hora onde seria o melhor lugar para pousar, desviando de obstáculos.

O objetivo do rover agora é percorrer cerca de 20 quilômetros em dois anos, buscando vestígios de vida na cratera. Retiradas do solo perfurado, as amostras coletadas têm previsão de chegar à Terra em 2030, quando serão analisadas. Além disso, Perseverance deve transformar dióxido de carbono e oxigênio para viabilizar uma futura missão com humanos no planeta.

primeira imagem da sonda perseverance em marte
Primeiro registro da Perseverance no planeta vermelho. Imagem: NASA

Depois das missões dos Emirados Árabes Unidos e da China, o veículo espacial da Nasa é o terceiro a chegar em Marte nessa semana.

Leia também: Como engenheiros estão operando rovers espaciais na quarentena?

Fontes: G1; Tecmundo.

O que você achou do pouso do Perseverance em Marte? Conte para a gente nos comentários o que você espera das descobertas que serão feitas por lá!

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.