Lançado em 30 de Julho de 2020 da Flórida, o robô Perseverance passou 7 meses viajando rumo à Marte, e pousou no planeta na última quinta-feira (18), às 17h55. Sua chegada foi transmitida ao vivo pela rede social da agência espacial.
O pouso, considerado arriscado, foi realizado com maestria e suavidade, confirmando o sucesso da primeira parte da missão. Confira o momento exato da chegada da sonda Perserverance a Marte, com comemoração dos cientistas e técnicos da NASA:
O local de aterrisagem do Perseverance é considerado o mais perigoso de todos os já tentados. Isso porque aconteceu na Cratera de Jerezo - onde há bilhões de anos havia um lago. Em volta desse terreno, as irregularidades representavam riscos para o sucesso da missão.
Depois de se soltar da parte de cruzeiro, que o abasteceu durante a viagem, Perseverance teve que reduzir sua velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h de forma autônoma. Sua inteligência artificial, somada à grande quantidade de câmeras na superfície do robô, calculou na hora onde seria o melhor lugar para pousar, desviando de obstáculos.
O objetivo do rover agora é percorrer cerca de 20 quilômetros em dois anos, buscando vestígios de vida na cratera. Retiradas do solo perfurado, as amostras coletadas têm previsão de chegar à Terra em 2030, quando serão analisadas. Além disso, Perseverance deve transformar dióxido de carbono e oxigênio para viabilizar uma futura missão com humanos no planeta.

Depois das missões dos Emirados Árabes Unidos e da China, o veículo espacial da Nasa é o terceiro a chegar em Marte nessa semana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Leia também: Como engenheiros estão operando rovers espaciais na quarentena?
O que você achou do pouso do Perseverance em Marte? Conte para a gente nos comentários o que você espera das descobertas que serão feitas por lá!
Comentários

Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.