Em janeiro de 2024, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) divulgou o resultado de uma pesquisa no setor elétrico. Com base em dados de consumo, ele elaborou um ranking dos carros elétricos mais eficientes disponíveis no mercado brasileiro em 2023. E apesar de especialistas terem uma visão pessimista sobre as vendas de elétricos no país, não há como negar que este é o futuro da engenharia automotiva.
À medida em que combatemos as mudanças climáticas com a redução de emissões de gases de efeito estufa, a indústria trabalha com soluções mais sustentáveis e eficientes para depender menos de combustíveis fósseis. Por isso, a demanda por elétricos só deve aumentar nos próximos anos. Sendo assim, confira a lista dos carros elétricos mais eficientes do Brasil no texto a seguir, do Engenharia 360!
Como foi elaborado o ranking do INMETRO?
Antes de tudo, vale explicar como esse ranking do INMETRO foi elaborado. Foi tomado como base o consumo energético dos carros, ou seja, quanto de energia necessitam para correr um quilômetro; o mesmo é medido por megajoules por quilômetro (MJ/km) - quanto menor o valor, mais eficiente é o modelo.
Também foram analisados os dados de consumo na cidade e na estrada, o que permitiu uma comparação direta com os carros a combustão. O objetivo é oferecer às pessoas uma visão abrangente sobre o desempenho real desses carros.
A saber, enquanto um veículo elétrico pode aproveitar até 90% da energia armazenada em suas baterias, os carros a combustão muitas vezes desperdiçam consideravelmente mais.
Vale ainda dizer que essa medição de eficiência não é algo tão simples de se fazer. Há desafios únicos no processo devido à natureza totalmente diferente de fonte de energia. Inclusive, por conta disso, o próprio INMETRO destaca que os resultados em testes (mesmo rigorosos, feitos em laboratórios) podem variar com base no estilo de condução e nas condições externas.
LEIA MAIS
Veja Também: Tecnologia de táxi autônomo já circula em cidades dos EUA e deve chegar ao Brasil em breve
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Qual o carro considerado pioneiro na eficiência?
BYD Dolphin
O carro eleito pelo INMETRO como 'número um' dentre os carros elétricos mais eficientes vendidos no Brasil em 2023 é o BYD Dolphin. O mesmo consegue realizar 51,9 km/l na cidade e 43,5 km/l na estrada, resultando em um consumo energético de apenas 0,42 MJ/km. Este hatch impressiona pelo desempenho, superando os modelos a combustão com facilidade.
Quais outros destaques da lista de carros elétricos mais eficientes do INMETRO?
Renault E-Kwid
- Consumo energético: 0,44 MJ/km
- Consumo cidade: 52,7 km/l
- Consumo estrada: 39,6 km/l
Hyundai Kona
- Consumo energético: 0,44 MJ/km
- Consumo cidade: 52,5 km/l
- Consumo estrada: 40,6 km/l
Fiat 500E
- Consumo energético: 0,46 MJ/km
- Consumo cidade: 47,3 km/l
- Consumo estrada: 40,4 km/l
Caoa Chery iCar
- Consumo energético: 0,48 MJ/km
- Consumo cidade: 48,8 km/l
- Consumo estrada: 36,8 km/l
Chevrolet Bolt
- Consumo energético: 0,48 MJ/km
- Consumo cidade: 45,8 km/l
- Consumo estrada: 39,0 km/l
GWM Ora 03 GT
- Consumo energético: 0,51 MJ/km
- Consumo cidade: 42,4 km/l
- Consumo estrada: 36,5 km/l
Renault Mégane E-Tech
- Consumo energético: 0,51 MJ/km
- Consumo cidade: 41,4 km/l
- Consumo estrada: 38,8 km/l
Peugeot e-2008
- Consumo energético: 0,55 MJ/km
- Consumo cidade: 38,0 km/l
- Consumo estrada: 35,1 km/l
BYD Yuan Plus
- Consumo energético: 0,56 MJ/km
- Consumo cidade: 39,8 km/l
- Consumo estrada: 33,1 km/l
Veja Também: Os 10 principais campos emergentes da engenharia: descubra as últimas tendências do setor
Considerações finais | O futuro da mobilidade
Como dito no começo deste texto, à medida que cresce a preocupação por eficiência energética e a crescente conscientização ambiental, será inevitável a procura por carros elétricos no futuro. Enfim, a engenharia automotiva passa por uma transição porque é vital reduzir sua pegada de carbono e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Se você quiser investir em um carro elétrico em 2024, considere desempenho e eficiência energética - e já pode tomar como referência esta lista do INMETRO. Vamos fazer juntos escolhas mais conscientes para um futuro mais sustentável!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: UOL, Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.