Engenharia 360

Tecnologia de táxi autônomo já circula em cidades dos EUA e deve chegar ao Brasil em breve

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/01/2024 | Atualizado em 18/01/2024 3 min
Imagem de @Zoox via Twitter

Tecnologia de táxi autônomo já circula em cidades dos EUA e deve chegar ao Brasil em breve

por Redação 360 | 15/01/2024 | Atualizado em 18/01/2024
Imagem de @Zoox via Twitter
Engenharia 360

A edição de 2024 da CES, a maior feira de tecnologia do mundo, trouxe muitas novidades sobre o campo da tecnologia e inovação - inclusive, várias delas chegamos a noticiar aqui, no Engenharia 360. Neste texto, damos destaque ao táxi autônomo da Zoox, subsidiária da Amazon que desenvolve veículos autônomos.

carro autônomo
Imagem reproduzida de site Zoox
carro autônomo
Imagem reproduzida de site Zoox

Esse modelo de engenharia começa a ser disponibilizado nos Estados Unidos, e a previsão é de que chegue em breve ao Brasil. Continue lendo para saber mais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conhecendo a engenharia do táxi autônomo da Zoox

Design

Antes de tudo, precisamos citar que o design do táxi autônomo da Zoox é compacto, e que seu visual é bem bonito. O que mais chama atenção são as suas grandes janelas. Também ressaltamos que tal engenharia conta com um sistema de câmeras e sensores de movimentos localizados em cada uma das extremidades da carenagem. Aliás, os dados capturados por esses gadgets são lidos por uma Inteligência Artificial (AI), que conduz o veículo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Interior

Internamente, a cabine deste táxi autônomo é bastante espaçosa, sendo agradável aos seus usuários. Curiosamente, não há banco do motorista - claro, já que se trata de um veículo autônomo -, somente quatro confortáveis poltronas disponíveis.

carro autônomo
Imagem de @Zoox via Twitter

No painel, os passageiros podem acessar diversos recursos tecnológicos, dentre eles quatro carregadores sem fios para celulares, quatro displays sensíveis ao toque e um botão de emergência. E painéis digitais trazem informações sobre a corrida e ainda permitem a escolha de músicas e ajustes da luz e da temperatura do módulo.

carro autônomo
Imagem de @Zoox via Twitter

Carregamento

O modelo de táxi autônomo da Zoox em exposição na CES 2024 possui uma bateria de 133 kWh. A promessa é de que ela ofereça uma autonomia de cerca de um dia.

Avanços tecnológicos

Esse veículo autônomo é realmente impressionante, mais eficiente e acessível, com grande potencial de revolucionar a engenharia de mobilidade urbana global, alterando totalmente a forma como nos movemos nas cidades. Além de câmeras e sensores, o veículo conta com a "tecnologia queridinha da vez", a Inteligência Artificial (IA), para se locomover de forma segura e autônoma, evitando congestionamentos e poluição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Perspectiva para início das operações do táxi autônomo no Brasil

O táxi autônomo da Zoox está em fase de testes. A empresa garante que tem planos para trazer o veículo para o Brasil, o que seria um marco para o desenvolvimento das nossas cidades, sendo um substituto aos táxis tradicionais. Antes, é preciso superar alguns desafios, como a regulamentação do próprio setor no país, a criação de uma infraestrutura adequada para operação dos veículos, e, sem dúvidas, a aceitação da população.

Veja Também:


Fontes: TechTudo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo