Engenharia 360

Os 4 melhores cursos de Engenharia de Petróleo do Brasil

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 18/01/2013 | Atualizado em 19/11/2020 2 min

Os 4 melhores cursos de Engenharia de Petróleo do Brasil

por Eduardo Mikail | 18/01/2013 | Atualizado em 19/11/2020
Engenharia 360

Em alta graças à descoberta do pré-sal, o curso de Engenharia de Petróleo vai ensinar ao profissional as técnicas usadas para a descoberta, exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O engenheiro de petróleo tem como campo de atividade petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, cabe a ele desenvolver projetos que visem à exploração e produção desses bens sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. O profissional também é responsável por trabalhar em perfuração, transporte, instalação de sistemas submarinos, de gasodutos e no desenvolvimento de projetos na área.

engenharia de petroleo imagem ilustrativa de homens trabalhando

Esse especialista também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores. É requisito da profissão conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês. O Rio de Janeiro concentra 80% da produção do petróleo nacional e costuma apresentar mais oportunidades de emprego, mas a Região Nordeste já conta com refinarias que empregam esse profissional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com duração média de quatro anos, o curso tem aulas recheadas de cálculos, principalmente nos dois primeiros anos. Estudam-se física, química, geologia, geometria, álgebra, lógica, estatística, mecânica e fenômenos de transporte. A partir do terceiro ano, entram matérias mais específicas, como fontes alternativas de energia, técnicas de exploração e refino do petróleo, prospecção de petróleo, matérias na indústria do petróleo, engenharia de reservatório, métodos de elevação, ciências dos materiais, entre outras. Na grade curricular também há disciplinas ligadas à gestão do negócio, como marketing, empreendedorismo, gestão ambiental e direito internacional. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios para se formar na graduação.

Ficou interessado? Então veja as melhores escolas, segundo a avaliação do Guia do Estudante.

Nome da Faculdade Estrelas
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ★★★★★
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) ★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) ★★★★
Universidade de São Paulo (USP) ★★★

Via

Leia também: Engenharia de Produção e Marketing: quais são as vantagens dessa combinação?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

 

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo