Engenharia 360

As 10 maiores plataformas de petróleo do mundo: Um tour pelo mundo da engenharia offshore

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/11/2023 | Atualizado em 22/01/2024 5 min
Imagem reproduzida de Bureau of Safety and Environmental Enforcement BSEE em Wikipédia

As 10 maiores plataformas de petróleo do mundo: Um tour pelo mundo da engenharia offshore

por Redação 360 | 10/11/2023 | Atualizado em 22/01/2024
Imagem reproduzida de Bureau of Safety and Environmental Enforcement BSEE em Wikipédia
Engenharia 360

Antes de falarmos sobre as maiores plataformas de petróleo do mundo, vale destacar que a exploração de petróleo é um setor essencial para a economia global, responsável por fornecer energia para milhões de pessoas em todo o mundo. Para isso, é necessário contar com plataformas offshore, estruturas capazes de perfurar e extrair petróleo e gás natural de águas profundas e ambientes marinhos adversos.

Neste artigo do Engenharia 360, apresentamos a lista das 10 maiores plataformas de petróleo do mundo, destacando a engenharia impressionante por trás de cada uma. Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As maiores plataformas de petróleo do mundo

1. Hibernia (Canadá)

Alguns especialistas consideram essa como a maior plataforma de petróleo do mundo, líder global. Ela está localizada na província de Newfoundland e Labrador, na costa leste do Canadá. A mesma é operada pela Hibernia Management and Development Company. Tem 224 metros de altura e um peso de 1,2 milhão de toneladas. E também é um exemplo de operação da indústria do petróleo em condições climáticas adversas.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Joe Fielder em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Hibernia_Gravity_Base_Structure#/media/File:Hibernia_GBS.gif

2. Troll A (Noruega)

Agora a segunda colocada entre as maiores plataformas de petróleo, que está localizada no Mar do Norte, na costa da Noruega. A mesma é operada pela empresa Equinor e é uma grande referência de eficiência e sustentabilidade, representando o compromisso do governo local com práticas ambientais responsáveis. A saber, tem 472 metros de altura e um peso de 656 mil toneladas.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Swinsto101 em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Troll_A_platform#/media/File:Troll_A_Platform.jpg

3. Hebron (Canadá)

A terceira maior dentre as maiores plataformas de petróleo é essa estrutura localizada na costa leste do Canadá, na província de Newfoundland e Labrador. Tal engenharia é operada pela ExxonMobil. Ela tem 220 metros de altura e um peso de 750 mil toneladas. Seu diferencial é justamente ter sido instalada em local nas águas geladas do Atlântico Norte, sendo um exemplar de indústria de petróleo operando em diversidade geográfica.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Shhewitt em Wikipédia - https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hebron_Oil_Platform,_Newfoundland,_Canada.jpg

Veja Também: Brasil se destaca como maior operador de FPSOs do mundo: O que são essas unidades flutuantes

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Thunder Horse (Golfo do México)

O primeiro exemplo de plataforma localizada no Golfo do México. Essa plataforma é operada pela BP. Uma das maiores do mundo, representando a constante busca por inovação e eficiência na extração de petróleo em ambientes desafiadores. Apresenta 130 metros de altura e um peso de 59.500 toneladas.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Andyminicooper em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Thunder_Horse_Oil_Field#/media/File:Thunder_Horse_Semisub.jpg

5. Perdido (Golfo do México)

Essa plataforma também está localizada no Golfo do México, na fronteira entre os Estados Unidos e o México. A mesma é operada pela famosa empresa Shell. Apresenta 267 metros de altura e um peso de 50 mil toneladas.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Bureau of Safety and Environmental Enforcement BSEE em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Perdido_%28oil_platform%29#/media/File:Shell_
Perdido_deepwater_offshore_production_platform_(51115227891).jpg

6. Petronius (Golfo do México)

A Petronius é considerada por muitos como uma das maiores proezas da tecnologia de engenharia offshore. Ela está no Golfo do México, a cerca de 210 km da costa da Louisiana. É operada pela empresa Chevron. E apresenta 610 metros de altura e um peso de 43 mil toneladas.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Petrobras / ABr - Agência Brasil em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Oil_platform#/media/File:Oil_platform_P-51_(Brazil).jpg

Veja Também: O que é um FPSO e por que é tão importante para a indústria de petróleo e gás

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Olympus (Golfo do México)

Mais outro exemplar do Golfo do México, esse localizado a cerca de 209 km da costa da Louisiana. A plataforma Olympus, também conhecida como "Mars B", é operada pela empresa Shell e apresenta 120 metros e um peso de 120 mil toneladas. Detalhe, seu modelo de funcionamento destaca o papel vital na exploração de reservatórios submarinos.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mars_Tension-leg_Platform.jpg

8. P-55 (Brasil)

Agora uma representante brasileira, referência na produção de petróleo em águas profundas. Essa plataforma de petróleo tem 125 metros de altura e um peso de 52 mil toneladas. Ela está localizada na Bacia de Campos, na costa do Brasil, e é operada pela Petrobras.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Dantadd Agência Brasil em Wikipédia - https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oil_platform_%28Brazil%29_1.jpg

9. Mittelplate (Alemanha)

Outro exemplos de engenharia das maiores plataformas do mundo, essa no Mar do Norte, na costa da Alemanha. Ela é operada pela Wintershall Dea. E apresenta 22 metros de altura e um peso de 12.000 toneladas.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Ralf Roletschek em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Mittelplate#/media/File:11-09-fotofluege-cux-allg-25a.jpg

10. Berkut (Rússia)

Para finalizar este texto sobre as maiores plataformas de petróleo do mundo, destacamos essa estrutura localizada no Mar de Okhotsk, na costa leste da Rússia. A mesma, operada pela empresa Gazprom Neft, tem uma capacidade notável, somando 121 metros de altura e peso de 200 mil toneladas. E, sem dúvidas, trata-se de um exemplo que demonstra bem a excelência da engenharia russa na atualidade.

estruturas de engenharia de plataformas de petróleo
Imagem reproduzida de Wikimapia - https://wikimapia.org/30973305/Oil-drilling-platform-%C2%ABBerkut%C2%BB#/photo/4202528

Veja Também:


Fontes: epbr.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo