Engenharia 360

Os 12 maiores engenheiros civis da história

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 12/07/2022 5 min

Os 12 maiores engenheiros civis da história

por Simone Tagliani | 12/07/2022
Engenharia 360

A construção civil surgiu logo no começo da história humana. Nossos antepassados primitivos começaram a perceber que, para sobreviver, era necessário deixar de ser nômade e construir abrigos. E com o passar dos anos, essa atividade se tornou tão complexa que algumas pessoas dediram suas vidas ao aprendizado de tais técnicas.

Nesse processo, surgiram os engenheiros civis. Alguns desses foram responsáveis pela descoberta de muitos materiais e criação de vários métodos que revolucionaram o modo de construir no mundo todo. E justamente olhando para esse passado, percebemos quanto o trabalho de muitos engenheiros civis marcaram épocas e deixaram boas marcas em nossas vidas – sobretudo através de obras famosas, estudos e pioneirismos em técnicas construtivas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Gustave Eiffel

Sim, você conhece o nome! Esse engenheiro ficou famoso pela construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris. Mas ele também contribuiu para a obra da Estátua da Liberdade de Nova York; Catedral de São Pedro de Tacna, no Peru; Estação Ferroviária de Santiago, no Chile; e Farol de São Thomé, no Rio de Janeiro.

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de INBEC

Francisco Prestes Maia

Este foi outro grande engenheiro civil. Ele era brasileiro, formado pela USP. Chegou a ser prefeito de São Paulo por três vezes e, nesse tempo, elaborou alguns projetos bem interessantes para reestruturação da cidade. Além disso, comandou a construção de importantes obras públicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de O Explorador

Isambard Kingdom Brunel

Esse engenheiro, no segundo lugar no “100 Greatest Britons”, da BBC, é reconhecido como responsável pela construção da Great Western Railway, ligando a Inglaterra ocidental, e de um projeto não executado de um submarino-túnel.

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de British Heritage Travel

Veja Também: Os 16 engenheiros mais bem sucedidos (e ricos) do mundo

Robert Maillart

Da Suíça, esse engenheiro construiu vários arcos de três articulações, lajes de assoalho sem emenda e teto em forma de cogumelo para edifícios industriais usando concreto armado. Um exemplo são as pontes Salginatobel e Schwanbach, ambas no seu país, com uma estética e técnica revolucionárias, consideradas marcos históricos, influenciando gerações.

Thomas Telford

Conhecido como o “Colosso das Estradas”, esse engenheiro construiu estradas, pontes e canais, além de outros projetos de infraestrutura e 40 igrejas em seu país natal, a Escócia. Sem contar que ele foi o primeiro presidente da Instituição de Engenheiros Civis, com sede em Londres.

Squire Whipple

Este é o “Pai de pontes de ferro na América”, responsável pela primeira ponte ferroviária trapezoidal em Nova York, que já foi o maior dispositivo de pesagem usado para pesar barcos de canal com até 300 toneladas.

Elmina Wilson

Esta foi a primeira mulher engenheira civil dos Estados Unidos, diplomada no estado de Iowa, chegando a trabalhar como assistente no projeto da Marston Water Tower, no campus da própria universidade onde estudava. Depois de formada, se especializou em estruturas de arranha-céus. Mas, certamente, o maior dos seus feitos foi a coragem de desafiar o preconceito, que ajudou a abrir caminho para outras mulheres ingressarem nas engenharias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de Profes

Veja Também: Conheça as 5 maiores engenheiras da história

Olive Dennis

Essa engenheira também tem uma história genial. Ela já construía casas para suas bonecas desde pequena. Mas quando ela ficou adulta e quis trabalhar com isso, precisou lidar com empregadores relutantes à sua contratação; era começo do século XX. Apesar dos desafios, a engenheira conseguiu trabalhar por 30 anos no setor ferroviário. Inclusive, chegou a inventar um modelo de ventilador para entrada de ar fresco.

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de Atlas Obscura

John Bradfield

Esse notável engenheiro australiano foi supervisor do projeto Sydney Harbour Bridge. E foi dele a ideia de uma ponte suspensa para ligar Sydney e North Sydney.

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de Create Digital

John Roebling

John era alemão-americano, pioneiro na projeção e construção de pontes suspensas a partir de cabos metálicos, também especialista na construção de fundações, aquedutos, ferrovias e maquinário construtivo. Aliás, partiu dele a ideia da Brooklyn Bridge, talvez o maior símbolo da Engenharia Civil dos Estados Unidos.

Mokshagundam Visvesvaraya Kue

Pelo nome complexo, você já pode imaginar que este engenheiro não é ocidental. Sim, Visvesvaraya era indiano, ainda nos dias de hoje sempre lembrado no Dia Nacional de engenheiros na Índia. Serviu como projetista-chefe da represa Krishna Raja Sagara, que ajudou a transformar as terras áridas de Mandaya em terras agrícolas.

Veja Também: Os 12 maiores erros de engenharia que marcaram a história

Leonardo Da Vinci

Começamos esta lista com um nome famoso e terminamos com outro, Da Vinci, um artista com um conhecimento acumulado esplêndido. Ele desenvolveu ideias notáveis para estruturas, maquinário, ferramentas construtivas, pontes, bombas hidráulicas e muito mais. Muitos desses projetos não foram construídos. Mesmo assim, influenciaram várias gerações de engenheiros e outros tantos profissionais de diferentes categorias.

maiores engenheiros história
Imagem reproduzida de Superinteressante

Fontes: EngenhariaÉ.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo