Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Saiba mais sobre o lado engenheiro de Leonardo da Vinci e suas invenções

por Guilherme Menezes | 22/03/2021

Conheça algumas máquinas e equipamentos projetadas por um dos maiores inventores de todos os tempos

Em um texto publicado aqui no Engenharia 360 comentamos sobre a experiências que engenheiros realizaram testando uma ponte projetada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos. Neste artigo, vamos mostrar um pouco mais sobre Leonardo da Vinci e esse seu lado Engenheiro.

Quem foi Leonardo da Vinci?

Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, em Vila de Vinci, Toscana na Itália. É um dos grandes gênios da humanidade e possuiu diversas habilidades em diferentes seguimentos tanto científicos quanto artísticos. Suas áreas de atuação incluíam pintura, música, escultura, literatura, inventor, cientista e engenheiro.

Muitos conhecem a sua parte artista, já que ele é responsável por grandes obras de arte, como a Monalisa, Homem Vitruviano e a Última Ceia. Mas ele deixou para a humanidade um legado ainda maior. Além de suas experiências com a anatomia humana, Da Vinci fez anotações sobre invenções revolucionárias, mas que na época não havia tecnologia suficiente para a construição.

Quais invenções foram essas?

Atualmente, é possível ver todos os manuscritos em versões digitalizadas no site V&A, que possui 3 cadernos em que Leonardo da Vinci fez suas anotações. Ele sempre esteve muito a frente do seu tempo e criou entre os mais diferentes equipamentos. Vamos listar algumas destas invenções.

Máquina escavadora

Da Vinci criou esta máquina para acelerar o processo de remoção de terra durante as escavações para a construção de canais. A partir de um sistema engenhoso constituído por calhas e parafusos, era operado por apenas uma corda intercalando os baldes vazios e cheios, otimizando o serviço e trazendo produtividade.

Maquina Escavadora desenvolvida por Leonardo da Vinci
Fonte: Xpecial Design

Máquina de fabricar Limas

Lima é uma ferramenta manual que consiste em uma haste dura de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças, sejam elas de metais mais moles ou até mesmo de madeira. Da Vinci pode inventar uma máquina que produzia esta ferramenta, não necessitando mais do trabalho braçal.

Ponte levadiça

Atualmente conhecemos diversas pontes levadiças, mas a idealização desta estrutura foi feita por Leonardo Da Vinci, que criou uma ponte que poderia se levantar sobre um canal, permitindo a passagem de navios e permitindo também o controle de passagem.

Máquina voadora

Da Vinci, como muitos outros seres humanos, possuía o grande desejo de voar e desenvolveu diversos protótipos de máquinas voadoras. Essa criação foi inspiração de outros inventores e assim se originou o helicóptero.

Maquina Voadora idealizada por Leonardo da Vinci
Fonte: Arte Viva Brasil

Paraquedas

Já pensando na segurança dos usuários das máquinas voadoras, ele teve a geniosa ideia de desenvolver um equipamento que pudesse realizar a aterrisagem da pessoa que se encontrava na máquina voadora em segurança, caso ocorra alguma falha. Assim surgiu o paraquedas.

Idealização do para quedas feito por
Fonte: Tecmundo

Carro a autopropulsão

Aos 26 anos, propôs um sistema para a autopropulsão de um veículo. Sabemos que os carros só vieram as ruas no final do século 19, mas Da Vinci já tinha idealizado um protótipo de madeira e molas com um mecanismo complexo. Após anos, construíram esse veículo, que se encontra exposto no Museu da História da Ciência de Florença, na Itália.

Carro a auto propulsão de Leonardo da Vinci
Fonte: Italiaoggi

Máquina multi-canos

Leonardo da Vinci também desenvolvia diversos equipamentos bélicos, um deles foi a máquina multi-canos, algo parecido com a metralhadora atual. Com diversos canos em formato de leque, esse equipamento poderia ser ajustado sua altura a partir de uma manivela lateral. Por estar localizado sobre rodas, possuía um transporte facilitado.

Imagem 3d de arma com multi canos idealizado por leonardo da vinci
Fonte: Obvius

Carro armado

Chamamos atualmente essa invenção de Tanque de Guerra. Em seus manuscritos encontraram um esboço da máquina que possuía quatro rodas motrizes impulsionadas por um sistema de alavancas e uma manivela para disparar em todas as direções.

Carro armado idealizado por Leonardo da Vinci
Fonte: Galileu

Besta de disparo potencializado

A besta é um equipamento que foi utilizado por diversos povos diferentes muito antes de Leonardo da Vinci. Porém, Da Vinci idealizou uma besta gigante que possuía rodas, mas nunca chegou a construir. Podemos até imaginar o poder que teria um equipamento desse tamanho.

Maquina Escavadora
Fonte: Xpecial Design

Podemos ver que, além do grande artista que foi Leonardo da Vinci e toda sua contribuição artística, ele também pode proporcionar uma grande contribuição para as Engenharias em geral. Além disso, contribuiu para o ramo da Ciência e Medicina, já que outro seguimento a qual fazia diversos estudos era a Anatomia.

E você, já conhecia esse lado de Leonardo Da Vinci? Curte e Comente!

Engenharia 360

Guilherme Menezes

Engenheiro Civil, nascido e criado em São Paulo. Atua na área de projetos de Infraestrutura, estruturas e portuária. Se interessa por economia, atualidades e inovação.

Comentários