Engenharia 360

Afinal, onde fica a sede da NASA nos EUA?

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/10/2022 | Atualizado em 06/10/2022 2 min

Afinal, onde fica a sede da NASA nos EUA?

por Redação 360 | 05/10/2022 | Atualizado em 06/10/2022
Engenharia 360

Antes de tudo, você sabe o que é NASA? Bem, esta sigla se refere ao nome popular pelo qual é conhecida a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço ou Agência Espacial dos Estados Unidos. Em 1969, durante a missão Apollo 11, Neil Armstrong disse a célebre frase “Houston, Base da Tranquilidade aqui. O Eagle pousou.”. Então, sabemos que a NASA tem escritórios, laboratórios e outras instalações. Mas será que podemos afirmar que sua sede fica em Houston, Texas?

Localização da sede da NASA

Precisamos começar este texto ressaltando que a sede da NASA fica em Washington D.C., bem longe do Texas. Esta unidade é responsável pela administração das demais unidades da agência. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento, análise e distribuição de todo o seu orçamento, além da comunicação com a Casa Branca e o Congresso.

unidades da NASA
Imagem reproduzida de CommercialSearch

Só neste local há cerca de mil funcionários. Eles lidam com as burocracias dos projetos, políticas de gestão, estatísticas de progressos de missões espaciais, etc. E estão divididos nos seguintes departamentos de diretorias: diretoria de Aeronáutica, Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, Operações Espaciais, Ciência, Tecnologia Espacial e Apoio de Missões.

Base de lançamentos da NASA

Existem também quase 20 mil pessoas trabalhando em outras unidades da NASA, em endereços distribuídos por todo os Estados Unidos. Primeiro, podemos citar, é claro, o famoso Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida, onde são feitos os lançamentos das principais missões espaciais, como as tripuladas. Foi neste local que partiram, por exemplo, as Apollo 11 e 13, além dos voos da Crew Dragon.

unidades da NASA
Imagem reproduzida de O GLOBO
unidades da NASA
Imagem reproduzida de Canaltech
unidades da NASA
Imagem reproduzida de TecMundo

Mas e Houston? Bem, no Texas está o Centro Espacial Johnson, que lidera as missões espaciais tripuladas, sendo o Centro de Controle e lar do Corpo de Astronautas da NASA. As futuras missões do tão aguardado programa Artemis serão provavelmente coordenadas deste endereço.

unidades da NASA
Imagem reproduzida de Sygic Travel

Então, você sabia de tudo isto? Tinha conhecimento de que a NASA possuía tantas instalações diferentes? Escreva nos comentários!


Fontes: CanalTech.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo