Engenharia 360

Se a Artemis I foi lançada, o que acontece agora?

Engenharia 360
por Redação 360
| 16/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Se a Artemis I foi lançada, o que acontece agora?

por Redação 360 | 16/11/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Deu certo! Finalmente a NASA consegue dar o seu primeiro passo concreto em direção à Marte. Ops, mas a Artemis I não decolou para a Lua? Sim, porém, como sabemos, é necessário o cumprimento de um programa lunar para conseguir seguir com um programa Marte. Por hora, vamos curtir este momento vivido no dia de hoje, um dos eventos mais marcantes da nossa história! Foi nesta manhã de quarta-feira, 16 de novembro de 2022. O imponente sistema de lançamento espacial de 98 metros de altura acendeu seus motores às 3h47 (horário de Brasília).

Artemis I
Imagem reproduzida de Gizmodo
Artemis I
Imagem reproduzida de Minuto Mais
Artemis I
Imagem reproduzida de Exame

“Em nome de todos os homens e mulheres em nossa grande nação que trabalharam para reunir este hardware para tornar este dia possível, e para a geração Artemis, isto é para você.” – Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento do Artemis.

Confira como foi o lançamento da Artmis I, etapa por etapa, no vídeo a seguir:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Contando um pouco sobre este momento da Missão Artemis

A Artemis I tem como objetivo levar uma espaçonave NÃO tripulada ao redor da Lua. No topo do poderoso foguete SLS estava a espaçonave Orion, projetada para transportar humanos, e que foi solta depois de chegar ao espaço. Então, podemos considerar que, neste momento, ela está sendo testada para levar os astronautas ao seu destino, após meio século sem visitar pessoalmente – e não através de sondas – este tão querido satélite natural.

Aliás, como já contamos antes aqui, no Engenharia 360, foram levados juntos na cápsula até mesmo manequins, para coleta de dados vitais, pensando em ajudar nas futuras tripulações vivas. Por exemplo, a quanta radiação esses humanos estarão expostos?

Artemis I
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Viagem para Lua

Por hora, a Orion está voando em órbita com apenas um grande motor, que emitirá duas queimas poderosas nas próximas horas para colocar a espaçonave na trajetória correta em direção à lua. O motor do foguete, depois da decolagem, começou sua queda de volta para Terra. As duas partes se vão distanciar ainda mais à medida que a cápsula percorre os dois milhões de quilômetros para orbitar a Lua, antes de fazer a viagem de volta também. Toda a jornada levará 25 dias!

Retorno para Terra

Ao longo da missão, os engenheiros da NASA estarão de olho no desempenho da espaçonave. A agência projeta que a Orion, quando voltar para Terra, caia no Oceano Pacífico, na costa de San Diego, em 11 de dezembro. Na ocasião, as equipes de resgates devem estar a postos para rebocar a cápsula em segurança. Depois, será o momento de avaliar todos os dados e montar os relatórios de desempenho, pensando na próxima etapa do programa, para 2024, rumo à construção de um posto avançado permanente na Lua.

Artemis I
Imagem reproduzida de U.S. Embassy & Consulates in Brazil

Então, esta é a primeira de uma longa série de etapas da missão Artemis para nós apreciarmos! Depois de tantos contratempos, incluindo de abastecimento com hidrogênio líquido super resfriado do foguete SLS, vazamento de combustível, tempestades, e mais, a equipe de pesquisadores teve seu momento de glória. Que venham muitos outros!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: CNN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo