Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Rio Innovation Week 2022: saiba quais as principais discussões que rolaram neste evento de inovação

por Redação 360 | 18/01/2022 | Atualizado em 10/05/2022

Responda esta questão: na sua opinião, o Rio de Janeiro é referência em tecnologia? Bom, pois saiba que nesta última semana – mais precisamente entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2022 -, a cidade deu boas vindas ao Rio Innovation Week (RIW), considerado o maior evento de inovação dos últimos tempos aqui na América Latina. O mesmo foi realizado no Jockey Club e contou com 500 palestrantes, 1.200 start-ups e 190 expositores, que se dividiram por 19 palcos em 40 mil metros para discutir a inovação no mundo.

Por certo, a pandemia impulsionou a aceleração digital como nunca os setores público e privado esperavam. De fato, é preciso muita criatividade para enfrentar os novos tempos! Para isso, o público contou com os relatos de quem realmente é experiente no assunto. E tudo isso ainda contando com espaços de realidade virtual, robôs circulando pelo local do evento e outras soluções para interatividade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de SindRio

Foram temas gerais abordados no Rio Innovation Week:

⦁ crescimento e expansão sustentável,
⦁ networking,
⦁ e cenários no pós-pandemia em áreas como marketing, saúde (Health Tech), turismo (Turistech Zone), varejo (Conecta), cultura (Pop & Tech), agronegócio, finanças e muito mais.

“Estamos totalmente engajados para fazer do Rio de Janeiro um futuro polo de tecnologia e inovação da América Latina. E assim estimular mais negócios, emprego e renda em território fluminense.” – Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do evento, em reportagem de G1.

“A inovação não necessariamente precisa ser disruptiva. Inovar é melhorar processos, aprimorar padrões, é aperfeiçoar o produto que você já tem e romper com o sistema atual, criando outro mais eficaz e barato.” – Fábio Queiróz, em entrevista à Agência Brasil.

Discussões importantes presenciadas no Rio Innovation Week

“Conexão Rio x Miami”

Alguns palestrantes citaram o potencial do Rio de Janeiro como ‘polo tech‘, comparando os serviços de Eduardo Paes e Francis Suarez – respectivamente, prefeito do Rio e prefeito de Miami. Além disso, lembraram sobre o atual crescimento digital em diversos setores. Por fim, citaram outros possíveis centros de inovação, como Florianópolis e São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de JOTA

Diversidade de negócios

Foram alguns destaques no Rio Innovation Week diversas linhas de negócios que remetem à preservação do Meio Ambiente. Por exemplo, a Plastic Bank, empresa social que tem o objetivo de construir ecossistemas éticos de reciclagem, que tem como compromisso impedir o plástico oceânico e, ao mesmo tempo, melhorar a vida dos coletores em comunidades costeiras vulneráveis. Aliás, dentro do RIW, foi bastante disseminada a mensagem de que precisamos dar mais importância para a reciclagem e a necessidade de reduzir o uso do plástico.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Dias Mais Sustentáveis

Economia Digital

Outro tema de palestras no Rio Innovation Week foi o futuro do bitcoin e dos NFTs – “token não fungível “, em inglês -, criptomoedas e tecnologia blockchain. Só para lembrar, as NFTs é uma espécie de colecionável digital de propriedade única. Sobre esse universo da tecnologia de finanças, as pessoas se perguntam como anda a esfera legislativa para regulamentar as criptomoedas no Brasil.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de BeInCrypto

Caminhos do entretenimento

Os especialistas também levantaram outra pergunta: quais os caminhos do entretenimento agora com o Metaverso? Devemos lembrar que isso deve, provavelmente, impactar demais nos próximos anos os serviços de streaming e a produção global de conteúdo. Por isso, talvez seja importante investir mais, neste momento, no desenvolvimento de plataformas tecnológicas para experiências mais imersivas.

Tecnologia aeroespacial

Um momento muito especial do Rio Innovation Week foi a presença do bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que realizou um voo sub-orbital a bordo do avião espacial SpaceShipTwo, em 11 de julho do ano passado, em uma das palestras virtuais do evento. Ele conversou com Marcos Pontes, ex-astronauta e atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil.

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Governo Federal

Por fim, além da conversa de Eduardo Paes e Francis Suarez, ainda teve outro momento do RIW com a presença de Steve Wozniak, co-fundador da Apple.

Crise energética

Claro que não poderia ficar de fora desta conversa o tema que mais aflige os brasileiros nos últimos tempos, que é a crise energética. Se levantou a questão sobre se ter mais investimentos que prezam pela sustentabilidade e inovação. A aposta mais certeira dos agentes está nas fontes mais limpas e menos poluentes, cujo uso tende a crescer nas próximas décadas no Brasil e no mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Confira o que rolou na edição 2022 da Consumer Electronics Show (CES)


Fontes: O Globo, G1, Olhar Digital, Agência Brasil, IG.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.