Engenharia 360

Confira o que rolou na edição 2022 da Consumer Electronics Show (CES)

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/01/2022 6 min

Confira o que rolou na edição 2022 da Consumer Electronics Show (CES)

por Redação 360 | 10/01/2022
Engenharia 360

International Consumer Electronics Show, Consumer Electronics Show ou CES é simplesmente a maior feira profissional do mundo sobre lançamentos mais importantes de produtos eletrônicos patrocinada pela associação Consumer Eletronics Association. A primeira edição aconteceu em 1967, em Nova York. Depois, entre 78 e 94, ela passou a ser, num período, realizada em Las Vegas e, em outro, em Chicago. E já a última edição aconteceu recentemente em Vegas, no dia 8 de janeiro (sábado)! Mas, afinal, quais serão as novidades apresentadas neste ano? O 360 trouxe um compilado de informações para você! Aproveite!

Estante Metaverso

A Samsung ofereceu um “estande metaverso” que permitia aos usuários experimentar alguns de seus produtos enquanto decoravam sua própria casa. Enquanto isso, a Procter and Gamble, em parceria com o Royal Botanic Gardens de Londres, também optou por uma experiência de “metaverso” mostrando um passeio virtual do jardim botânico e aprender sobre os ingredientes e as iniciativas de sustentabilidade da empresa. Por fim, a SK Group ofereceu aos visitantes uma apresentação em vídeo de 360 ​​graus, mesclando o físico e o digital em seu Green Forest Pavilion, que exibiu seus planos de redução global de carbono.

CES 2022
Imagem reproduzida de Aberto até de Madrugada

Carro e celular que mudam de cor

A BMW apresentou na CES uma versão do seu SVU iXFlow que muda de cor usando a tecnologia e-ink – a mesma que é usada em telas de Kindle e relógio Pebbe. De forma surpreendente, basta o usuário apertar um botão para acionar um campo elétrico e, assim, manejar qual tipo de cor fica em destaque no veículo. E a explicação de porque isso acontece é porque os pigmentos brancos têm cargas negativas, e os pretos, positiva.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

A montadora também usou o evento para apresentar a BMW Theatre Screen para oferecer uma experiência ainda mais incrível para os seus clientes. Trata-se de uma tela 31 polegadas com resolução 8k para ser colocada na parte traseira dos automóveis, transformando o interior num mini sala de cinema. Para melhorar ainda mais, o modo My Mode Theatre do sistema deve controlar diferentes aspectos da cabine.

CES 2022
Imagem reproduzida de Showmetech

Mas, voltando à questão da mudança de cor, a Vivo apresentou na CES os V23 e V23 Pro – mais curvado – que também podem mudar de cor. Isso deve acontecer ao serem expostos à luz solar. Ambos os aparelhos teriam painel AMOLED, atualização em 90Hz e leitor de impressões digitais.

CES 2022
Imagem reproduzida de PhoneSep

Controle remoto sem pilhas

Na CES, a Samsung apresentou um controle remoto com um painel solar na parte de trás que faz seu sistema interno dispensar o uso de pilhas para o funcionamento. O dispositivo também conta com uma pequena antena que pode captar sinais de radiofrequência emitidos por roteadores wi-fi a uma distância de até 40 metros, permitindo que o dispositivo seja carregado mesmo quando não há sol.

CES 2022
Imagem reproduzida de TecMundo

Note que diminui ou dobra de tamanho

A Asus apresentou o Zenbook 17 Fold OLED, um modelo de notebook com tela 17 polegadas que pode ser dobrado e ficar com 12,5 polegadas. Além disso, seu teclado apresenta tecnologia Bluetooth e também pode ser dobrado, acompanhando o notebook na sua versão mais compacta. Na ocasião ainda foram apresentados o Zenbook 14 OLED e o Zenbook 14X OLED Space Edition. Todos estes dispositivos utilizam processadores Intel de 12ª geração. Mas a concorrência também não ficou para trás, com a Samsung com o seu Flex Note, também dobrável. Só que a sensação desta empresa na feiro foi, realmente, a tela de monitor gamer de 55 polegadas e resolução 4K.

CES 2022
Imagem reproduzida de OtakuPT

Caixa de som com bateria de 24h

Na linha Boombox, a caixa JBL Boombox 3 foi apresentada na CES como a promessa de autonomia de bateria de 24h de reprodução com apenas única recarga, conexão para até dois dispositivos sem fio, som bluetooth, possibilidade de tratamento especial para as frequências mais graves e emparelhamento de duas caixas. A saber, esse produto possui certificação IP67 de resistência à água e poeira, além de um power bank integrado, capaz de carregar smartphones e tablets via conexão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CES 2022
Imagem reproduzida de TechTudo

Óculos com tela 140″

A empresa TCL trouxe para a CES o, NXTWEAR AIR, um óculos especial com tela secundária que dá aos usuários a sensação de estarem a quatro metros de uma tela de 140 polegadas. Isso aconteceria porque o dispositivo tem duas telas Micro OLED com resolução Full HD no lugar da lente. Além disso, viria com alto-falantes duplos para reproduzir áudio estéreo.

CES 2022
Imagem reproduzida de Triggered Reviews

Robôs garçons

Um dos destaques da feira foi o robô Servi one, da Bear Robotics. Seu design parece flutuar no ar. E, na CES, foram usados para servir hambúrgueres e sushi em bandejas em stands, no lugar de garçons humanos. Já o amigo deles, o robô Retriever, da Labrador Systems, foi exposto como uma solução para ajudar pessoas com mobilidade reduzida, usando sensores e controle de voz que faz conexão por aplicativos.

CES 2022
Imagem reproduzida de ZDNet

Personalização de visual profissional em casa

A startup Prinker trouxe para a CES uma máquina Prinker M que imprime tatuagens na pele, conseguindo imprimir imagens de até 1000 mm de comprimento por 18 mm de largura. Porém, os desenhos são temporários, ou seja, não ficam de forma definitiva no corpo, saindo com sabão. Por outro lado, as figuras podem ser personalizadas e resistentes à água.

CES 2022
Imagem reproduzida de TudoCelular

As pessoas podem, então, fazer suas tatuagens em casa, como também ter ajuda para pintar seu cabelo. A L’Oréal apresentou o Colorsonic, com cerdas que se movimentam 300 vezes por minuto para aplicar a tinta de forma uniforme. E os usuários ainda podem olhar seu visual em um espelho Sound Mirror, da Icon.AI, que parece simples, mas possui um sistema de alto-falante inteligente ativado por voz, verificador de tempo para alarmes ou controle de outros dispositivos. Já a Ninu mostrou seu mais novo aparelho que pode criar uma fragrância de perfume personalizada quando conectado a um aplicativo de smartphone. E, por fim, a Y-Brush revelou o design aprimorado de sua escova de dentes elétrica incomum em formato de mandíbula que afirma escovar os dentes em apenas 10 segundos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CES 2022
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Lâmpada que monitora o sono

Na CES, a Sengled contou que agora possui uma lâmpada que pode fazer monitoramento de sono utilizando um radar de onda contínua que, em conjunto com uma inteligência artificial, é capaz de medir a qualidade do sono, a média dos batimentos cardíacos e a temperatura corporal. Os dados coletados são encaminhados para um aplicativo, que faz alertas sobre quaisquer mudanças significativas.

CES 2022
Imagem reproduzida de Olhar Digital

Tecnologia inteligente também para os pets

Vamos terminar este texto falando sobre o que as novas tecnologias prometem para nossos queridos amigos pets. Por exemplo, a empresa Invoxia apresentou a Smart Dog Collar, uma coleira que pode monitorar a saúde do pet por meio de sinais como frequência cardíaca e respiratória, informações essas que vão para aplicativo, ajudando a detectar eventuais doenças nos estágios iniciais. E também há a nova versão inteligente de caixa de areia para gatos da Smarty Pear, que tem seu próprio processo de limpeza que lembra muito uma centrífuga, com luz ultravioleta para controlar o odor, controle por aplicativo e sistema de comando de voz.

CES 2022
Imagem reproduzida de Africa Pearl

Então, qual destas novidades mostradas na CES lhe chamou mais a atenção? Escreva para nós nos comentários!

Veja Também: Tecnologia – drones desenham QR Code escaneável no céu de Xangai


Fontes: G1, G1 2, WorkStars.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo