O Rabbit R1, da startup Rabbit, desenvolvido em parceria com a Teenage Engineering, é um dispositivo recém-lançado no mercado. Ele foi primeiro apresentado na edição 2024 da CES, maior feira de tecnologia do mundo, depois citado no 3DEXPERIENCE World 2024, o maior evento do setor de Engenharia. Trata-se de um assistente virtual de bolso equipado com Inteligência Artificial (IA) para automatização de tarefas em aplicativos.
De modo surpreendente, suas unidades foram logo esgotadas no mercado; foram 10 mil unidades vendidas em apenas um dia. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber porque esta inovação é tão significativa para a história da tecnologia global!
Conhecendo o novo assistente de bolso Rabbit R1
Diferente do que muitos pensam, o Rabbit R1 não foi idealizado para substituir os smartphones, apesar de se assemelhar bastante a um celular em miniatura. Ele vem com uma tela sensível ao toque de 2,88”, dois microfones, alto-falante, câmera 360 graus e uma roda de scroll analógica para navegação e ativação do assistente integrado. Ademais, o dispositivo opera com um processador MediaTek de 2,3 GHz, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, garantindo desempenho satisfatório.
We're thrilled to announce our partnership with Rabbit: Together, we are introducing real-time, precise answers to Rabbit R1, seamlessly powered by our cutting-edge PPLX online LLM API, free from any knowledge cutoff. Plus, for the first 100,000 Rabbit R1 purchases, we're… pic.twitter.com/hJRehDlhtv
— Perplexity (@perplexity_ai) January 18, 2024
O destaque maior dessa tecnologia é o seu sistema operacional, o Rabbit OS, com tecnologia LAM (Large Action Model) baseada em modelo de IA, sem requerer conexão com smartphones ou PCs. Através do The Rabbit Hole, tem-se controle intuitivo de vários aplicativos, incluindo Spotify, Uber e Amazon, simplificando a execução de tarefas.
A saber, o Large Action Model ou LAM é um modelo de IA treinado para executar tarefas em interfaces comuns de usuário, como websites e aplicativos.
Como acessar aplicativos via Rabbit R1
Como já se pode entender, o objetivo da criação do Rabbit R1 é a simplificação da interação entre humanos e eletrônicos. Isso só é possível, como dito antes, graças à IA. Nesse caso, basta usar o botão "push to talk" para ativar o reconhecimento de voz e, assim, realizar tarefas via solicitações. Tudo é controlado por meio da tela do dispositivo, de forma rápida e eficiente.
Para que o Rabbit R1 pode ser usado
O Rabbit R1 pode ser usado para realizar uma variedade de tarefas, incluindo:
- Controlar músicas, podcasts e outros aplicativos de mídia.
- Fazer chamadas, enviar mensagens e outras tarefas de comunicação.
- Buscar informações e navegar na web.
- Realizar compras e pagamentos.
Críticas dos especialistas quanto ao design Rabbit R1
Apesar de promissor, o Rabbit R1 é um dispositivo ainda com muitas limitações. Para começar, ele é pequeno e pode ser difícil de ser usado com as mãos. E ainda precisamos destacar que o seu sistema operacional Rabbit OS está em desenvolvimento, podendo apresentar erros e bugs. Muitos criticam a viabilidade de sua permanência no mercado, inclusive indagando a real aplicabilidade de suas funções no cotidiano das pessoas.
Por outro lado, como ponto positivo, os cientistas afirmam que o Rabbit R1 simboliza um importante avanço na exploração do potencial da Inteligência Artificial em dispositivos portáteis. Seu lançamento acende um olhar mais amplo sobre o futuro da tecnologia e da interação humano-IA.
Reflexões sobre o futuro da IA após o Rabbit R1
O Rabbit R1 representa esse começo de uma nova era na interação com a tecnologia, sendo mais natural e eficiente por conta do uso da Inteligência Artificial para automatizar tarefas em aplicativos. É provável que vejamos mais dispositivos como este no futuro, à medida que a própria IA continue a se desenvolver.
Se, em apenas 8 dias após a CES 2024, a startup Rabbit vendeu cerca de 40 mil unidades Rabbit R1, o que isso quer dizer? Bem, que realmente há o interesse significativo nesse tipo de tecnologia, que há espaço para mais gadgets como este na vida das pessoas.
O preço acessível e o design criativo! Mas talvez seu sucesso inicial se deva à parceria estratégica com a Perplexity AI para atualização do Rabbit R1. A saber, a promessa é de que a Perplexity AI, startup apoiada por investidores renomados como a NVIDIA e Jeff Bezos, ofereça uma experiência avançada de pesquisa para os usuários do R1. Os primeiros 100 mil compradores receberão um ano de assinatura do Perplexity Pro como brinde, ampliando ainda mais as capacidades do dispositivo.
Pronto para explorar o futuro com as novas tecnologias? À medida que mais unidades chegam às mãos dos consumidores, o Rabbit R1 continua a desvendar novas possibilidades, moldando o cenário da tecnologia portátil.
Nota: Recentemente, o Engenharia 360 esteve em Dallas, no Texas, para mais uma cobertura do 3DEXPERIENCE World 2024. E na ocasião, um dos cases de sucesso apresentados por Suchit Jain, da SOLIDWORKS, foi o Rabbit.
Veja Também:
Fontes: Exame, CanalTech, Pplware, MacMagazine.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.